GCMs de Osasco são presos após sequestrar e tentar extorquir traficante em São Paulo
Flagrante foi realizado pela Polícia Militar, durante patrulhamento; Corregedoria da guarda acompanha a ocorrência
Agência SBT
SBT Manhã
Dois guardas civis municipais (GCMs) de Osasco foram presos na madrugada desta quarta-feira (24) após sequestrarem um traficante na zona sul de São Paulo, em uma tentativa de extorsão. O flagrante foi realizado pela Polícia Militar, durante patrulhamento na região do Jardim Arpoador.
+ Paraguaia é resgatada após sofrer ameaças de exploração sexual na casa onde trabalhava em SP
Segundo informações da PM, os militares suspeitaram de um veículo em movimentação suspeita próximo a um posto de gasolina. Durante a abordagem, os GCMs tentaram utilizar o cargo público para despistar os policiais, mas foram obrigados a se identificar e descer do veículo.
Um informante, que também estava envolvido e seria comparsa dos GCMs, admitiu estar armado com uma arma que pertence a PM. O outro homem, que seria o traficante, também desceu do carro e, após insistência, relatou que os agentes o capturaram com drogas e estavam rodando com ele algumas horas, tentando extorqui-lo. As drogas foram encontradas no interior do veículo.
Os GCMs, que estavam de folga, foram encaminhados ao 89° Distrito Policial, onde prestaram depoimento. Um dos advogados dos guardas já compareceu à delegacia.
A Prefeitura de Osasco, por meio de nota oficial, informou que a Corregedoria da Guarda Civil Municipal acompanha a ocorrência e que, caso sejam confirmadas irregularidades, todas as medidas cabíveis serão tomadas. A administração reforçou que não possui qualquer relação com os fatos e reiterou seu compromisso com a legalidade e a transparência:
"O caso está sob investigação e, se confirmadas as irregularidades, serão tomadas todas as medidas cabíveis com o rigor necessário. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, não compactuando com condutas que se afastem dos princípios do serviço público", reiterou a gestão de Osasco em nota.
A ocorrência segue em andamento e as investigações devem esclarecer todos os detalhes sobre o sequestro e a tentativa de extorsão.