Garimpeiros atacam agentes da PF com rojões durante operação
Ação da Polícia Federal no interior do Amazonas visa combater garimpo ilegal; dragas usadas por criminosos foram destruídas
Garimpeiros usaram rojões para atacar policiais federais durante uma operação de combate ao garimpo ilegal em Humaitá, cidade no interior do Amazonas a 697 quilômetros da capital Manaus. O caso foi registrado na tarde de quarta-feira (21).
+ Homem esfaqueia testemunha de roubo achando que era o ladrão
Os agentes destruíram embarcações - as dragas usadas em atividades ilegais - dos criminosos, que revidaram disparando os artefatos. A ação da Polícia Federal não registrou feridos e não há informações sobre prisões. Mais de 200 dragas foram destruídas.
O dia foi de tensão na região. O primeiro confronto foi registrado às 14h30, durante a operação no porto da cidade. Depois, os garimpeiros tentaram invadir o prédio da prefeitura, dando início ao conflito com agentes da Polícia Militar.
Vias no entorno foram bloqueadas, causando pânico em comerciantes e donos de bares e lanchonetes. Os policiais revidaram ao ataque com balas de borracha, dispersando os garimpeiros.
+ Jovem é encontrado morto, com sinais de espancamento, no Rio
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que acompanha a situação na cidade e que o efetivo da PM atua em conjunto com agentes da Polícia Civil para manter a ordem pública.
Policiais federais, com apoio do Ibama e da Funai, dão sequência a operação “Prensa”, que visa combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. As ações tiveram início na última terça (20) e a previsão é que a operação dure pelo menos mais dez dias.