Publicidade
Polícia

Força Nacional vai reforçar segurança de indígenas e fronteiras em Mato Grosso do Sul

Portaria do Ministério da Justiça autoriza uso da tropa por 90 dias, em cooperação com forças de segurança locais

Imagem da noticia Força Nacional vai reforçar segurança de indígenas e fronteiras em Mato Grosso do Sul
Policiais da Força Nacional segurando escudos e prontos para a defesa. Tropa vai atuar em terras indígenas no Mato Grosso do Sul | Reprodução
Publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta segunda-feira (21), o uso de equipes da Força Nacional na proteção da fronteira e de aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul. A portaria, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem validade de 90 dias. A pasta não detalhou o efetivo designado à ação.

+ Polícia Federal realiza operação contra grupo que movimentou R$ 382 milhões com roubo de cargas

Segundo o documento, as tropas atuarão em colaboração com os órgãos de segurança pública do estado. "Nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado", detalha a portaria.

O apoio logístico e operacional para a operação está previsto no planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.

+ Polícia Federal prende três pessoas por esquema de crédito rural para financiar desmatamento

Em julho deste ano, a pasta havia autorizado o uso da Força Nacional na região de fronteira e nas aldeias indígenas do Cone Sul do Mato Grosso do Sul. A renovação da medida está ligada à escalada de conflitos entre fazendeiros ligados ao agronegócio e indígenas que disputam terras.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade