Força Nacional vai reforçar segurança de indígenas e fronteiras em Mato Grosso do Sul
Portaria do Ministério da Justiça autoriza uso da tropa por 90 dias, em cooperação com forças de segurança locais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta segunda-feira (21), o uso de equipes da Força Nacional na proteção da fronteira e de aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul. A portaria, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem validade de 90 dias. A pasta não detalhou o efetivo designado à ação.
+ Polícia Federal realiza operação contra grupo que movimentou R$ 382 milhões com roubo de cargas
Segundo o documento, as tropas atuarão em colaboração com os órgãos de segurança pública do estado. "Nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado", detalha a portaria.
O apoio logístico e operacional para a operação está previsto no planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.
+ Polícia Federal prende três pessoas por esquema de crédito rural para financiar desmatamento
Em julho deste ano, a pasta havia autorizado o uso da Força Nacional na região de fronteira e nas aldeias indígenas do Cone Sul do Mato Grosso do Sul. A renovação da medida está ligada à escalada de conflitos entre fazendeiros ligados ao agronegócio e indígenas que disputam terras.