Polícia

Filha de Paulo Frateschi sai em defesa do irmão: 'Tinha um carinho imensurável pelo pai'

Francisco Frateschi matou o pai, ex-deputado do PT, a facadas, durante um surto psicótico; família sustenta que ele está 'doente'

Imagem da noticia  Filha de Paulo Frateschi sai em defesa do irmão: 'Tinha um carinho imensurável pelo pai'
Yara Frateschi, uma das filhas de Paulo Frateschi, ex-deputado do PT morto a facadas pelo próprio filho, fala em coletiva de imprensa | Foto: SBT - 07.11.2025
• Atualizado em
Publicidade

Yara Frateschi, uma das filhas de Paulo Frateschi, o ex-deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) morto após ser esfaqueado pelo próprio filho, Francisco Frateschi, na quinta-feira (6), saiu em defesa do irmão. Em entrevista coletiva durante o velório do pai, nesta sexta-feira (7), ela reafirmou que o irmão passa por um surto psicótico, e descreveu Francisco como um "menino maravilhoso" que "tinha um carinho imensurável" pelo pai.

Yara afirmou que Francisco está "doente", que não sabe o que fez e que tinha uma "gratidão infinita" pelos pais, que cuidaram dele "dia e noite" depois de ele ter sofrido um grave acidente anos atrás. Ela relembrou também que o irmão perdeu os dois irmãos mais novos, que também sofreram acidentes fatais com cerca de um ano de diferença.

+Quem foi Paulo Frateschi, ex-deputado do PT morto pelo filho em São Paulo

"O que o Chico teve foi uma doença. Ele está doente. Não sabe o que fez. É muito importante dizer isso para vocês [jornalistas] porque tem muita maldade circulando, muito jogo sujo circulando. Então tudo que vocês puderem disseminar nesse sentido, eu agradeço", disse Yara.
"É uma doença psíquica e a gente precisa aprender a lidar com isso. Ele não é um monstro. E por isso mesmo estamos sofrendo uma dor imensa", acrescentou.

+Lula e lideranças do PT lamentam a morte de Paulo Frateschi: 'Coração partido'

O que aconteceu?

Segundo boletim de ocorrência, equipes da Polícia Militar foram acionadas na manhã desta quinta-feira para atendimento de ocorrência de agressão na Rua Ponta Porã, no bairro da Vila Ipojuca, zona oeste de São Paulo. No local, encontraram Paulo caído no chão da cozinha, com ferimentos de faca no abdômen.

Testemunhas informaram aos agentes que Francisco, filho da vítima, teria desferido o golpe de faca durante um episódio de surto. Paulo foi socorrido e encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

Durante o episódio de surto, Francisco agrediu também a mãe, Yolanda Maux Vianna, que fraturou o braço, e a irmã, Luisa Maux Vianna Frateschi, que quebrou o dedo. Ambas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa e passam bem.

Francisco foi encontrado no interior da residência e conduzido à UPA da Lapa para avaliação médica. Após o atendimento, ele foi encaminhado à 91ª DP, onde foi autuado por homicídio e lesão corporal.

Publicidade

Assuntos relacionados

Morte
Assassinato
Enterro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade