Publicidade
Polícia

Exclusivo: Polícia de SP prende chefe de quadrilha que invadiu prédio de luxo em Higienópolis

Criminoso faz parte de uma facção que atua no estado, segundo a polícia; bando invadiu seis apartamentos e fez famílias reféns durante assalto

,
• Atualizado em
Publicidade

A polícia de São Paulo diz ter prendido o chefe da quadrilha responsável por roubo milionário em um prédio de luxo no bairro de Higienópolis, zona nobre da capital paulista, em ação no último dia 13.

O momento em que o chefe do assalto chega à casa dele, na noite desta quarta-feira (21), foi filmado pela polícia. Cleudson Leandro da Silva, de 50 anos, estava armado, acompanhado da namorada, que tem 17 anos. Policiais civis aguardaram o melhor momento para efetuar a prisão.

+ Polícia faz operação contra milicianos que extorquiam camelôs no Centro do Rio

Cleudson liderou outros 15 criminosos no assalto a um prédio de luxo na região central da capital paulista, na semana passada. Seis famílias foram feitas reféns.

Segundo a polícia, o bandido passou 25 anos na cadeia por diversos crimes e foi identificado logo depois do roubo, já que o grupo deixou rastros. Mesmo com o rosto coberto, o suspeito chamou a atenção dos policiais pelo jeito de andar e pelos óculos que costuma usar durante os crimes.

No mundo do crime, Cleudson é conhecido como “Harry Potter”, por causa dos óculos semelhantes aos do personagem dos livros e dos filmes. Ele foi filmado na garagem do condomínio com uma arma na cintura, usando gorro e óculos.

Com um problema na perna, o criminoso é ligeiramente manco. Essas características ajudaram os policiais civis a localizá-lo na Favela do Gato, na Marginal do Rio Tietê, local onde o crime foi planejado.

Dia do roubo

No posto de combustíveis em frente ao local onde o suspeito foi encontrado, os bandidos se encontraram antes do roubo em Higienópolis. Cleudson aparece novamente nas imagens, sem máscara, mas com a mesma roupa usada no crime.

A quadrilha usou três carros com placas clonadas, iguais às de moradores do prédio de luxo. A porta da garagem do condomínio abre automaticamente ao reconhecer a placa dos veículos.

Para a polícia, isso indica que os criminosos tinham informações privilegiadas de dentro do condomínio. As imagens da câmera do elevador mostram um homem meio careca, com cabelos brancos, que também participou do assalto.

"Era um grupo bem estruturado, com pessoas perigosas, mas de idade avançada. Não eram jovens. Tinha gente de cabelo branco que rendeu a porteira no condomínio", disse o delegado Ronald Quene Justiniano, responsável pela investigação.

No momento da prisão, Cleudson confessou o crime. "Ele franqueou a entrada na residência, informou que ali estavam parte das joias, armas, máscaras e as roupas usadas no crime. Quando comparamos com as imagens, bateu 100%", afirmou o delegado.

Segundo a polícia, todos os 16 criminosos que participaram do assalto já foram identificados. A prisão do chefe da quadrilha evitou um novo roubo, segundo a polícia. Harry Potter, ou Cleudson, disse que o grupo planejava assaltar outro condomínio de luxo, na mesma região, nesta sexta-feira.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade