Dona de creche é investigada por maus-tratos após ser filmada agredindo criança no DF
Vídeo foi gravado por estagiária de creche particular no Guará; local funcionava sem autorização da Secretaria de Educação
Maycon Leão
SBT Manhã
Uma creche particular no Guará, região administrativa do Distrito Federal, está sendo investigada por maus-tratos contra crianças. A denúncia veio à tona após uma estagiária gravar um vídeo que mostra a própria dona do local, uma mulher de 69 anos, agredindo uma criança durante o horário da refeição. Também há relatos de abandono e falta de higiene.
+ Obra parada deixa 500 famílias sem apartamentos no Rio Grande do Sul
A mãe da menina de 1 ano e 8 meses, que aparece na gravação, disse estar em choque com as imagens. Segundo ela, a família pagava cerca de R$ 900 por mês de mensalidade, sem imaginar o que acontecia dentro da instituição.
Além do vídeo, a estagiária – que ficou apenas duas semanas no local – narrou outros episódios de violência em áudios, como crianças deixadas chorando em salas ao lado, sem banho e sem cuidados adequados.
O caso foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal, que agora apura a denúncia. A defesa da proprietária alega que se tratou de um "caso isolado", mas ex-funcionários contestam a versão e afirmam que as agressões eram recorrentes.
Procurada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal afirmou que a instituição não tinha autorização para operar como creche. O CNPJ do local estava registrado apenas como "espaço de convivência para crianças", sem alvará específico para atividades de ensino infantil. Mesmo assim, até a noite desta quarta-feira (27), o local ainda permanecia em funcionamento, o que gerou questionamentos sobre a falta de fiscalização.
A Polícia Civil deve ouvir outras funcionárias da instituição e analisar novos relatos de familiares. O delegado responsável não descarta novos desdobramentos e possíveis responsabilizações por lesão corporal, maus-tratos e exercício irregular da atividade. O caso segue em investigação.