Dona de clínica de bronzeamento é acusada de aplicar golpes em mais de 20 mulheres no Rio
Vítimas relatam que pagaram por cursos e máquinas de bronzeamento artificial, mas nunca receberam os produtos ou o treinamento

Isabela Masi
O sonho de abrir o próprio negócio virou frustração para pelo menos 26 mulheres, que afirmam ter sido vítimas de golpe por parte da dona de uma clínica de bronzeamento artificial em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Dandara Jussara dos Santos, de 34 anos, é acusada de oferecer cursos e máquinas de bronzeamento sem cumprir o que prometia.
+ Presidente do INSS admite que descontos em benefícios "nunca foram reavaliados"
Entre as vítimas está Hellen, que usou o valor da rescisão após ser demitida para investir em um curso na clínica Daras Bronze, conhecida na região e com mais de 22 mil seguidores nas redes sociais. Segundo relatos, após os pagamentos — que chegavam a R$ 6 mil — os cursos eram constantemente adiados e as máquinas, nunca entregues. Quando questionada, Dandara deixava de responder mensagens.
Vídeos mostram a clínica com grande movimento e clientes se bronzeando tanto ao ar livre quanto em equipamentos internos. Hoje, o local está fechado e várias denúncias foram registradas na Delegacia de Belford Roxo.
Além das alunas, prestadoras de serviço também relatam prejuízos. Mariana Cavalcanti, alugou um equipamento para a clínica, mas nunca recebeu o valor das mensalidades. Em um áudio, Dandara chegou a prometer a devolução da máquina, mas desapareceu em seguida.
As vítimas seguem tentando contato por aplicativos de mensagem e redes sociais, sem retorno. A esperança agora é de que a responsável pelo golpe seja localizada e responsabilizada. “Ela destruiu sonhos”, desabafou Hellen.
+ Por que nenhuma mulher está na lista dos 50 atletas mais bem pagos do mundo?
+ Como deve ser o tratamento da obesidade na terceira idade?