Delegado preso desde 2021 no Rio é demitido do cargo
A dispensa de Maurício Demétrio foi publicada no Diário Oficial desta segunda(16). Ele foi condenado há quase 10 anos de prisão por obstrução de Justiça
SBT News
O delegado Maurício Demétrio, que acumulava 20 anos dentro da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi oficialmente desligado das funções nesta segunda-feira (16), após ter a demissão assinada pelo governador Cláudio Castro.
A justificativa para a perda de função, publicada no Diário Oficial do estado, cita transgressões disciplinares do Decreto-Lei nº 218 de 1975 - agir, no exercício da função, com displicência, deslealdade ou negligências e violar o Código de Ética Policial.
+ Chicoteado e estrangulado: prisão de homem torturado pela PM é anulada pela Justiça
Demétrio foi preso em 2021, durante uma operação do Ministério Público para desarticular uma organização criminosa que cobrava propina de comerciantes que vendiam produtos falsificados na Rua Teresa, em Petrópolis, e que tinha ramificações na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).
Em janeiro deste ano, o delegado foi condenado há 20 anos de prisão por obstrução de Justiça. Em setembro, a Corregedoria da Polícia Civil também indiciou Demétrio por forjar uma operação contra um colega em março 2021. O ex-delegado ainda responde a outros delitos como abuso de autoridade, denunciação caluniosa e fraude processual.