Publicidade
Polícia

Criminosos recriam voz do governador de São Paulo para aplicar golpe do falso cashback

Governo do Estado e Procon emitiram alerta para fraude que usa Tarcísio de Freitas; Polícia abriu inquérito para investigar o caso

Imagem da noticia Criminosos recriam voz do governador de São Paulo para aplicar golpe do falso cashback
Tarcísio de Freitas em discurso | (Marcelo S. Camargo/Governo de SP)
Publicidade

Criminosos recriaram a voz do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), para um novo golpe que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens. O Governo de São Paulo e o Procon-SP emitiram um alerta contra a fraude, nesta sexta-feira (13).

Por meio da inteligência artificial, a voz de Tarcísio é usada para reproduz um texto falso afirmando que o Procon-SP determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito. A empresas financeiras seriam obrigadas a devolveram um valor em dinheiro aos consumidores que fizeram compras com o crédito, em um falso cashback.

+Caso Igor Peretto: veja últimos momentos de vida do jovem e o que se sabe sobre assassinato

Em seguida, o vídeo falso orienta a vítima a acessar um endereço que simula o site do Procon-SP. O link orienta as pessoas a forneceram informações sigilosas e bancárias para conseguir a falsa indenização prometida.

Tarcísio de Freitas discursa em evento em junho de 2024 | Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP
Tarcísio de Freitas discursa em evento em junho de 2024 | Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP

Em nota, o Procon-SP e o Governo de SP afirmaram que não promovem campanhas de cashback de compras de cartão de crédito e recomendam que qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia.

+Bolsonaro aparece em evento de Ricardo Nunes e afirma apoio: "Torço por você"

A Secretaria de Segurança Pública identificou o golpe e abriu um inquérito policial para apurar o uso indevido da Inteligência Artificial para a fraude. Os investigados podem responder por crime cibernético.

Como denunciar

Em casos de golpe utilizando distorções de imagem e voz por inteligência artificial, qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica ou procurar um Distrito Policial para formalizar a denúncia.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade