Confronto entre facções na Baixada Fluminense deixa um morto e três feridos
Disputa pelo controle de território em São João de Meriti provoca pânico entre moradores
Jackson Silva
Um confronto violento entre facções criminosas deixou um jovem morto e outros três feridos na tarde desta quarta-feira (20) em um lava-rápido, no bairro Vilar dos Teles, São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense.
+ Polícia prende suspeito de disparo que matou estudante em Porto Alegre
O tiroteio, parte de uma disputa entre o Terceiro Comando Puro (TCP) e o Comando Vermelho (CV), apavorou os moradores da região, que buscaram abrigo em comércios.
Vídeos gravados por testemunhas mostram criminosos armados com fuzis em meio à troca de tiros. Carros estacionados e ônibus que passavam pelo local foram atingidos pelos disparos.
Enfraquecimento do TCP após morte de "Baianinho"
Segundo a Polícia Militar, o confronto ocorreu próximo à Comunidade Trio de Ouro, área controlada pelo TCP. A tentativa de invasão por traficantes do CV foi desencadeada pelo enfraquecimento do TCP na região, após a morte de Jefferson Silva dos Santos, conhecido como “Baianinho” ou “Menor B”, novo chefe do tráfico de drogas do Complexo de Santa Teresa, em Belford Roxo.
Baianinho foi morto em um confronto com policiais do Batalhão de Belford Roxo na terça-feira (19). Ele havia assumido o comando do tráfico após a morte de Geonário Fernandes Pereira Moreno, o “Genaro”, que também foi morto em confronto há dois meses. Na operação que resultou na morte de Baianinho, dois fuzis foram apreendidos.
Durante o tiroteio em São João de Meriti, policiais militares foram acionados e apreenderam duas pistolas no local. Apesar do cerco policial montado na manhã de quarta, o clima na região permanece tenso, e moradores continuam temendo novos confrontos.