Celular Seguro: 459 alertas foram emitidos por dia durante carnaval
Alertas de roubo ou furto tiveram um aumento de 63% em relação aos últimos dias de fevereiro

Paola Cuenca
A folia do carnaval muitas vezes vem acompanhada da indignação de ter o celular furtado ou roubado durante as festas. Não à toa, o governo federal detectou um aumento significativo nos alertas do aplicativo Celular Seguro.
Segundo o Ministério da Justiça, entre o sábado de carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas foram registrados, em média, 459 alertas diários de roubo ou furto por meio do aplicativo, um aumento de 63% em relação aos últimos dias de fevereiro.
Os alertas podem gerar tanto o bloqueio parcial do celular, com inutilização da linha e das contas bancárias, quanto o bloqueio total -- tornando impossível o uso do aparelho mesmo com um novo chip.
+ Roubo de celulares dispara em SP com cerca de 1.000 casos por dia
O aplicativo foi lançado em dezembro de 2023 pelo governo federal, e conta hoje com mais de dois milhões de telefones cadastrados. Após um crime ou mesmo a perda, basta que um amigo ou parente emita um alerta para que, em alguns minutos, o celular fique protegido.
"Realmente tem sido uma atividade muito eficiente para proteger esses crimes que derivam após um roubo continuar, como, por exemplo, transações bancárias e outros furtos menores que acontecem no ambiente", afirma José Rocha, coordenador-geral de Inovação do Ministério da Justiça.