Publicidade
Polícia

Caso Fernando Vilaça: Justiça do Amazonas determina internação de adolescentes acusados de assassinato em Manaus

Dois primos, de 16 e 17 anos, foram sentenciados a três anos de medida socioeducativa por ataque homofóbico

Imagem da noticia Caso Fernando Vilaça: Justiça do Amazonas determina internação de adolescentes acusados de assassinato em Manaus
Caso Fernando Vilaça | Reprodução
,
Publicidade

O Tribunal de Justiça do Amazonas determinou a internação de dois primos, de 16 e 17 anos, acusados de espancar violentamente e matar o jovem Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos, em Manaus. O julgamento foi concluído na quarta-feira (20) e o crime foi reconhecido como homicídio qualificado por motivo torpe, uma vez que o ataque foi motivado por homofobia.

Segundo o Portal Norte, afiliado ao SBT, os adolescentes ficarão internados em uma unidade socioeducativa por três anos, período máximo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que todos eram menores de idade na época do crime.

+ Mulheres assassinadas em Ilhéus não sofreram violência sexual, diz polícia

O advogado da família, Alexandre Torres Jr., destacou que a decisão representa um marco de Justiça e um recado contra a impunidade em crimes de ódio. Em nota, os familiares de Fernando agradeceram o apoio recebido durante a investigação e o julgamento, ressaltando que a decisão não elimina a dor da perda, mas traz a sensação de que a Justiça foi feita.

“Finalmente poderemos virar a página desse episódio trágico e cruel que tirou a vida de um jovem inocente”, diz o comunicado.

Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos também se manifestaram, afirmando que a sentença reforça a necessidade de combater a homofobia e responsabilizar autores de crimes motivados pelo preconceito.

+ Seis crianças viviam em casa usada como fachada para tráfico de drogas no DF

Relembre o caso

Fernando Vilaça foi atacado em 3 de julho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus, quando reagiu a ofensas feitas pelos dois adolescentes. O jovem, que havia saído de casa para comprar leite, questionou a dupla que o chamava de "viadinho" e foi brutalmente espancado. De acordo com os familiares, os adolescentes já praticavam bullying recorrente contra ele.

Moradores registraram a cena em vídeo, e as imagens auxiliaram na identificação dos agressores. Fernando chegou a ser socorrido, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada no dia 5 de agosto.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade