Casal encontrado morto em motel de SC desmaiou em banheira após uso de álcool e drogas
Laudo da polícia científica descreveu quadro clínico como "intoxicação exógena"; hipótese de morte por ação violenta de terceiros foi descartada

Camila Stucaluc
A Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) concluiu a investigação sobre a morte do policial militar Jeferson Luiz Sagaz e de sua companheira Ana Carolina Silva — encontrados sem vida em um motel na Grande Florianópolis. Segundo o laudo, o casal desmaiou na banheira do quarto após consumir álcool e drogas, numa quadro descrito como intoxicação exógena.
A intoxicação exógena é causada pelo contato ou consumo excessivo de substâncias químicas como medicamentos, agrotóxicos, produtos de limpeza ou drogas, que podem provocar alterações no organismo. Esse tipo de intoxicação pode resultar em danos graves na pessoa ou levar à morte.
No caso de Jeferson e Ana Carolina, foi encontrada uma alta concentração de cocaína e álcool no sangue de ambos, em níveis cerca de três vezes maior do que o limite usado para autuações de embriaguez ao volante. A união entre as substâncias, somada à imersão em água aquecida e à alta temperatura do ambiente pelo uso de aquecedores, culminaram na morte do casal.
"Na necrópsia das vítimas foi verificado algumas alterações que são compatíveis com a internação, e a internação é quando você tem um calor interno exagerado no próprio organismo. Essa situação acontece, por exemplo, quando uma pessoa fica presa em um local muito quente, sem ventilação”, explicou o diretor de Medicina Legal da PCI, doutor Fernando Oliva da Fonseca.
Em meio à constatação, os investigadores descartaram qualquer hipótese de morte por choque elétrico, afogamento, intoxicação ou ação violenta de terceiros.
Últimas horas de vida
As investigações da Polícia Civil concluíram que o Jeferson e Ana Carolina passaram o Dia dos Pais, celebrado em 10 de agosto, em uma comemoração em um food park no bairro de Capoeiras, onde ingeriram bebida alcoólica em grande quantidade. Por volta das 21h do mesmo dia, o casal foi até uma casa noturna, onde ingeriu mais bebida alcóolica, seguindo para outra festa em outra casa noturna.
Na madrugada do dia 11 de agosto, Jeferson e Ana Carolina seguiram para o motel, na região de São José. Horas depois, familiares que ficaram com a filha do casal, de quatro anos, tentaram contato, mas sem sucesso. Colegas de trabalho também estranharam a ausência e a falta de resposta de ambos.
+ Polícia investiga 3 mortes em motéis de Mogi das Cruzes
Foi neste momento que a família decidiu acionar a polícia. Ao localizar o carro do casal no motel, na madrugada do dia 12 de agosto, os agentes foram até o quarto, onde encontraram ambos já sem vida na banheira. Marcas de sangue foram identificadas no local, mas os corpos estavam sem sinal de violência.