Brasil registrou quase 12 denúncias de crimes na internet, por hora, em 2023
71,9% dos casos envolveram abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O Brasil registrou, em 2023, quase 12 denúncias, por hora, de crimes na internet. Os números representam um recorde na série histórica de 18 anos.
No ano passado, foram registradas 101.313 denúncias de crimes praticados na internet. O mais assustador é que 71,9% (71.867) envolveram abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Os dados são da Safernet, uma organização não governamental que recebe denúncias de crimes online. As informações foram divulgadas no Dia Mundial da Internet Segura.
Segundo Thiago Tavares, presidente da instituição, o aumento das denúncias está relacionado à produção e venda de conteúdo sexual infantil, às demissões de funcionários que fiscalizavam o conteúdo nas chamadas "Big Techs" e aos aplicativos de inteligência artificial.
"Há um fenômeno, inclusive, que é o fenômeno da geração de imagens, por adolescentes, de nudez e venda dessas imagens em pacotes através de redes sociais e aplicativos de mensagens. Você pega a foto de alguém no recreio, na escola, quadra, clube com esses aplicativos você consegue tirar a roupa da pessoa. Claro, uma falsificação, uma montagem, mas é muito verossímil", diz Thiago.
As denúncias são encaminhadas aos Ministérios Público Federal e dos Direitos Humanos e da Cidadania. No ano passado, foram instaurados 717 procedimentos de investigação só no estado de São Paulo, 501 deles por crimes de pornografia infantil.