Polícia

Brasil registrou quase 12 denúncias de crimes na internet, por hora, em 2023

71,9% dos casos envolveram abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Imagem da noticia Brasil registrou quase 12 denúncias de crimes na internet, por hora, em 2023

O Brasil registrou, em 2023, quase 12 denúncias, por hora, de crimes na internet. Os números representam um recorde na série histórica de 18 anos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No ano passado, foram registradas 101.313 denúncias de crimes praticados na internet. O mais assustador é que 71,9% (71.867) envolveram abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Os dados são da Safernet, uma organização não governamental que recebe denúncias de crimes online. As informações foram divulgadas no Dia Mundial da Internet Segura.

Segundo Thiago Tavares, presidente da instituição, o aumento das denúncias está relacionado à produção e venda de conteúdo sexual infantil, às demissões de funcionários que fiscalizavam o conteúdo nas chamadas "Big Techs" e aos aplicativos de inteligência artificial.

"Há um fenômeno, inclusive, que é o fenômeno da geração de imagens, por adolescentes, de nudez e venda dessas imagens em pacotes através de redes sociais e aplicativos de mensagens. Você pega a foto de alguém no recreio, na escola, quadra, clube com esses aplicativos você consegue tirar a roupa da pessoa. Claro, uma falsificação, uma montagem, mas é muito verossímil", diz Thiago.

As denúncias são encaminhadas aos Ministérios Público Federal e dos Direitos Humanos e da Cidadania. No ano passado, foram instaurados 717 procedimentos de investigação só no estado de São Paulo, 501 deles por crimes de pornografia infantil.

Últimas Notícias