Tebet critica PEC da Blindagem: "Inconstitucional e risco à democracia"
Ministra alerta para risco de retrocesso e cobra Congresso em meio a votação polêmica na Câmara
Beto Lima
17/09/2025, 16:00 • Atualizado em 17/09/2025, 16:58
compartilhar
Tebet também elogiou o STF e destacou o papel da Corte diante de ameaças golpistas | Bruno Spada/Câmara
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, participou nesta quarta-feira (17) do 1º Seminário de Riscos Fiscais da Advocacia Geral da União (AGU) e fez declarações sobre democracia, soberania nacional e a votação da chamada "PEC da Blindagem", que está em discussão na Câmara dos Deputados.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Durante sua fala, Tebet elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF) e destacou o papel da Corte diante de ameaças golpistas.
Segundo ela, “hoje o bastião da democracia, a muralha de contenção contra os avanços de golpistas é o STF”. A ministra acrescentou que “não existe meia democracia ou meia soberania. Ou você tem um povo soberano, ou não tem”.
Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que trata de alterações nas regras de imunidade parlamentar, Tebet criticou duramente a proposta.
“Essa pauta que está sendo votada a PEC da Blindagem não atende ao interesse do povo brasileiro. O que a população quer é conter a inflação, baratear o preço dos alimentos e aprovar medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais”, afirmou.
A ministra criticou o processo de votação da PEC, afirmando que a Câmara dos Deputados estaria "rasgando" o regimento interno e a Constituição Federal. A indignação da ministra se deu pela tentativa de"votar novamente o que foi votado e derrotado na madrugada". Ela considerou "inconstitucional" a tentativa de revisitar a questão, pois, segundo ela, isso "coloca em risco a democracia como nos conhecemos".
Tebet alertou que tal atitude poderia abrir precedentes:
"Qualquer presidente, qualquer governador, que não concordar com o resultado das urnas vai alegar argumentos corriqueiros (...) para dizer essa votação não me agradou então vamos novamente às urnas eleger de novo até termos o resultado que eu quero". A ministra concluiu que esse tipo de conduta "teria uma consequência nefasta para o futuro de todos nós".
A ministra concluiu reforçando o papel do Senado como contrapeso no sistema político.
“O Brasil precisa de um poder bicameral exatamente para isso. Quando um poder falha, o outro revisita e afirma, à luz da Constituição e da moralidade pública, o que não pode passar porque afronta diretamente o povo brasileiro”, disse.
Tebet critica PEC da Blindagem: "Inconstitucional e risco à democracia"Ministra alerta para risco de retrocesso e cobra Congresso em meio a votação polêmica na CâmaraPolítica2025-09-17T16:00:13.921ZA ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, participou nesta quarta-feira (17) do 1º Seminário de Riscos Fiscais da Advocacia Geral da União (AGU) e fez declarações sobre democracia, soberania nacional e a votação da chamada "PEC da Blindagem", que está em discussão na Câmara dos Deputados. Durante sua fala, Tebet elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF) e destacou o papel da Corte diante de ameaças golpistas. Segundo ela, “hoje o bastião da democracia, a muralha de contenção contra os avanços de golpistas é o STF”. A ministra acrescentou que “não existe meia democracia ou meia soberania. Ou você tem um povo soberano, ou não tem”. Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que trata de alterações nas regras de imunidade parlamentar, Tebet criticou duramente a proposta. “Essa pauta que está sendo votada a PEC da Blindagem não atende ao interesse do povo brasileiro. O que a população quer é conter a inflação, baratear o preço dos alimentos e aprovar medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais”, afirmou. A ministra criticou o processo de votação da PEC, afirmando que a Câmara dos Deputados estaria "rasgando" o regimento interno e a Constituição Federal. A indignação da ministra se deu pela tentativa de "votar novamente o que foi votado e derrotado na madrugada". Ela considerou "inconstitucional" a tentativa de revisitar a questão, pois, segundo ela, isso "coloca em risco a democracia como nos conhecemos". Tebet alertou que tal atitude poderia abrir precedentes: "Qualquer presidente, qualquer governador, que não concordar com o resultado das urnas vai alegar argumentos corriqueiros (...) para dizer essa votação não me agradou então vamos novamente às urnas eleger de novo até termos o resultado que eu quero". A ministra concluiu que esse tipo de conduta "teria uma consequência nefasta para o futuro de todos nós". A ministra concluiu reforçando o papel do Senado como contrapeso no sistema político. “O Brasil precisa de um poder bicameral exatamente para isso. Quando um poder falha, o outro revisita e afirma, à luz da Constituição e da moralidade pública, o que não pode passar porque afronta diretamente o povo brasileiro”, disse. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/tebet-critica-pec-da-blindagem-inconstituional-e-risco-a-democracia
Você assiste a partida com Galvão Bueno, Mauro Beting e Alexandre Pato, análise de Nadine Basttos e reportagens de Mauro Naves, André Hernan e João Venturi