Senador Marcos do Val descumpre proibição judicial e critica Moraes em live
Parlamentar está proibido de usar redes sociais e é monitorado por tornozeleira eletrônica após desobedecer restrição de sair do Brasil
Jessica Cardoso
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) realizou, na tarde desta sexta-feira (22), uma live de 1h12min em que criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Até a publicação desta reportagem, o vídeo contava com mais de 12 mil visualizações.
Durante a live, do Val afirmou que sofre perseguição política, abuso de autoridade e crimes contra a humanidade, além de argumentar que nunca foi denunciado ou condenado.
A transmissão ocorreu mesmo com a proibição judicial do parlamentar de utilizar redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.
+ Moraes diz que vivemos "odiosa e nociva polarização, insuflada pelas redes sociais"
Marcos do Val também é monitorado por tornozeleira eletrônica, medida determinada pelo STF. Durante a live, o senador chegou a mostrar o dispositivo.
No final de julho, o parlamentar passou dez dias nos Estados Unidos com a família, apesar da restrição de sair do país. Para a viagem, ele utilizou passaporte diplomático e justificou que havia comunicado sua saída com antecedência ao STF, ao Senado e ao Ministério das Relações Exteriores.
A decisão de Moraes de obrigar o uso da tornozeleira eletrônica, bem como o bloqueio de contas bancárias e chaves Pix, foi tomada após a viagem.
+ Defesa de Bolsonaro chama relatório da PF de "peça política" e nega risco de fuga
Marcos do Val é investigado por ter realizado campanha nas redes sociais contra os policias federais que faziam parte da investigação da trama golpista.