Nísia Trindade deixa Ministério da Saúde; Padilha assumirá pasta
Decisão do presidente Lula foi comunicada aos ministros em reuniões durante a tarde

Yumi Kuwano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde. O cargo será ocupado pelo atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Lula se reuniu com Nísia e Padilha durante a tarde e comunicou a mudança internamente. A cerimônia de posse está marcada para depois do Carnaval, dia 6 de março.

Padilha, que já foi ministro da Saúde há 11 anos — entre 2011 e 2014, durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff — retorna ao cargo. Como titular da pasta, foi responsável pela implantação do programa Mais Médicos.
+ Vacina 100% nacional contra a dengue é anunciada para 2026, diz governo
Ainda não há definição sobre o substituto de Padilha. Alguns nomes cotados são a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o líder do governo na Câmara, José Guimarães, e os deputados Antonio Britto (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
Mais cedo, Nísia assinou um acordo para a produção de vacinas, medicamentos e outros insumos em projetos de parcerias público-privadas. A cerimônia ocorreu às 11h, no Palácio do Planalto. As portarias visam fabricação de vacinas contra a dengue, influenza H5N8 e vírus sincicial respiratório (VSR).