Lula parabeniza novo premiê do Reino Unido: "Conte com o Brasil"
Presidente dos EUA também cumprimentou Keir Starmer pela vitória do Partido Trabalhista nas eleições
Guilherme Resck
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta sexta-feira (5), o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, pela vitória do Partido Trabalhista nas eleições do país europeu. O chefe do Executivo federal brasileiro se manifestou pelo X (antigo Twitter).
+Quem é Keir Starmer, líder trabalhista e novo primeiro-ministro do Reino Unido
"Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia", acrescentou Lula na publicação.
Keir Starmer foi nomeado premiê do Reino Unido pelo Rei Charles III nesta sexta-feira. À frente Partido Trabalhista, de centro-esquerda, ele liderou uma coalizão que garantiu uma maioria absoluta histórica no Parlamento Britânico, com mais de 410 assentos. Starmer põe fim a 14 anos de governo Conservador no país.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também parabenizou o político pela vitória nas eleições. "Aguardo com expectativa o nosso trabalho partilhado em apoio à liberdade e à democracia em todo o mundo, e para reforçar ainda mais a relação especial entre os nossos dois países", complementou, no X.
O premiê do Canadá, Justin Trudeau, parabenizou Starmer pela "histórica vitória eleitoral no Reino Unido" e disse que há "muito trabalho pela frente para construir um futuro mais progressista e justo para as pessoas de ambos os lados do Atlântico". "Vamos ao que interessa, meu amigo".
+Oito fatos que você não sabia sobre as eleições no Reino Unido
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse no X com conversou com o novo premiê britânico nesta sexta-feira. "Felicitei Sir Keir Starmer pela sua vitória eleitoral e desejei-lhe sucesso na concretização das expectativas do povo britânico em relação ao novo governo", relatou.
"Estou grato ao primeiro-ministro Starmer por reafirmar o apoio inabalável e de princípio do Reino Unido à Ucrânia".
Ainda de acordo com Zelesnky, ele "coordenou" posições com Starmer antes da 37ª Reunião de Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que ocorrerá em Washington de 9 a 11 de julho, e de outros eventos internacionais, e discutiu com o novo premiê formas de reforçar a parceria entre o Reino Unido e a Ucrânia, incluindo a preparação de "um acordo de parceria de 100 anos sem precedentes" entre os dois países.
Uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia está em curso desde fevereiro de 2022, quando os russos invadiram o território ucraniano.