Morre Rick Davies, vocalista e fundador do Supertramp, aos 81 anos
Cantor e tecladista da banda britânica lutava contra um mieloma múltiplo há 10 anos; ele marcou a história do rock com sucessos como 'Goodbye Stranger'

Emanuelle Menezes
Rick Davies, vocalista, tecladista e fundador do Supertramp, morreu aos 81 anos em sua casa em Long Island, Nova York. A morte aconteceu no sábado (6), mas foi confirmada pela banda no domingo (7).
"Rick deixa um legado eterno na história do rock", disse o grupo em nota publicada nas redes sociais.
+ Caetano Veloso encerra Coala Festival 2025 e emociona público no Memorial da América Latina
Davies lutava contra um mieloma múltiplo, câncer que se desenvolve na medula óssea, desde 2015. A doença afastou o cantor dos palcos e obrigou o grupo a cancelar uma turnê de reunião pela Europa.
Nascido em Swindon, na Inglaterra, o músico fundou o Supertramp em 1969 ao lado de Roger Hodgson, com quem dividiu a criação de alguns dos maiores sucessos da banda. Foi a voz por trás de canções como 'Goodbye Stranger' e 'Bloody Well Right', além de ser o tecladista que deu identidade ao som característico do grupo.
Em 1974, o álbum 'Crime of the Century' deu ao Supertramp seu primeiro grande reconhecimento. O auge veio em 1979, com o disco 'Breakfast in America', que vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo e rendeu dois prêmios Grammy, impulsionado por clássicos como 'The Logical Song' e 'Take the Long Way Home'.
Rick Davies foi o único membro original a permanecer na banda após a saída de Hodgson, em 1983. Mesmo enfrentando problemas de saúde, manteve a paixão pela música e chegou a se apresentar em shows menores com o grupo 'Ricky and the Rockets'.
O cantor era casado há mais de 50 anos com Sue Davies, que também atuou como empresária do Supertramp a partir de 1984.