Lula reúne países do Brics para discutir tarifaço de Trump, COP30 e cenário internacional
Encontro acontece de forma virtual e busca fortalecer laços comerciais com outros países

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (8) de uma reunião com os líderes dos países do Brics para discutir sobre o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O encontro acontece de forma virtual e busca fortalecer laços comerciais com outros países. O grupo de países emergentes do Sul Global conta com a integração do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita.
Durante o evento, o presidente Lula, que é anfitrião do encontro, vai fazer uma declaração de abertura. Na ocasião, espera-se que os países discutam também, além do tarifaço de Trump, guerras na Ucrânia e Gaza e a necessidade de reformas das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Em julho, os países já haviam se reunido no Rio de Janeiro para divulgar uma declaração conjunta sobre "o aumento indiscriminado de tarifas" e medidas protecionistas. Logo em seguida, o presidente Donald Trump ameaçou taxar em 10% países que eram contra as políticas norte-americanas.
No mesmo mês as taxas se tornaram realidade e subiram para 50% sobre as exportações brasileiras. Até o momento Lula tem procurado defender o multilateralismo e busca reforçar a soberania brasileira, em resposta às decisões de Donald Trump.
A reunião não deve terminar com uma declaração oficial, mas a intenção é marcar posição sobre temas da agenda internacional. No entanto, o presidente Lula apresenta postura de cautela ao falar de Trump, sem "atacar" diretamente o líder norte-americano.
+Lula defende soberania nacional em pronunciamento na véspera do 7 de setembro
+Cúpula do Brics 2025 começa neste domingo no Rio com líderes de mais de 20 países
COP30
Lula também pretende reforçar o convite para que os países do Brics participem Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada em novembro em Belém.
O presidente já convocou Donald Trump para a COP30. Também chamou outros líderes globais defendendo que "é muito importante que todos os países amazônicos estejam presentes o tempo inteiro na COP30".
"Eu estou fazendo convite a cada chefe de Estado de todos os países do mundo, estou mandando carta pessoal porque essa COP30 vai ser a COP da verdade", afirmou durante a Cúpula dos Países Amazônicos, em Bogotá.
+Após força-tarefa do governo, mais de 60 países confirmam presença na COP30
Presidência Brics
O Brasil assumiu a presidência do Brics ainda em 2025. A duração do mandato brasileiro se encerra em 31 de dezembro do mesmo ano. A troca de comando, que ocorre de forma rotativa entre os membros do BRICS, segue a ordem do acrônimo.