Avião trazendo Lula faz pouso em Brasília após susto com pane no México
Aeronave presidencial apresentou problema e precisou retornar à Cidade do México, nessa terça (1º); comitiva brasileira teve que voltar em outro avião
O avião trazendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a comitiva que o acompanhava de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira (2), às 10h12.
+ Lula embarca para o Brasil após problema em avião no México
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o voo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência. O presidente havia viajado para acompanhar a posse da presidente Claudia Sheinbaum, na terça-feira (1º). A comitiva brasileira chegou ao país nessa segunda-feira (30).
Lula e a comitiva brasileira passaram por um susto após a aeronave presidencial, a VC-1, passar por problemas técnicos após a decolagem, e precisou retornar ao aeroporto.
+ Avião de Lula tem problema técnico e passa 5h sobrevoando o México
Antes de pousar na Cidade do México, o piloto sobrevoou o aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, por cerca de quatro horas para gastar combustível e fazer a aterrissagem com segurança. O procedimento é feito para tornar a aeronave mais leve e o pouso ser feito sem riscos.
Lula embarcou na aeronave reserva da presidência, a VC-2, pouco mais de uma hora após o pouso de emergência. Por medidas de segurança, a comitiva presidencial sempre viaja com dois aviões, para atender a ocorridos como este. Às 23h40, o presidente já havia decolado.
Estavam no mesmo avião que Lula: a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o indicado para a presidência do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo.