VÍDEO: jovem é linchado após ser acusado falsamente de roubar panela elétrica em Mogi das Cruzes (SP)
Quatro suspeitos espancaram vítima com pedaço de pau; delegado diz ter provado que utensílio foi presente de uma vizinha
Alvaro Nocera
Caroline Vale
A Polícia Civil de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, investiga a morte de Gabriel Rodrigues da Silva Santos, de 22 anos, linchado por quatro suspeitos em um matagal no bairro Jardim Margarida, após ser acusado falsamente de furtar uma panela elétrica. Um dos menores envolvidos no linchamento se entregou à polícia nessa quinta-feira (9).
De acordo com as investigações, um boato se espalhou pela vizinhança de que Gabriel teria roubado a panela de uma vizinha. Revoltados, os suspeitos decidiram "fazer justiça com as próprias mãos" e foram até a casa do jovem.
+ Justiça condena PM que matou jovem negro a tiros após furto de sabão em mercado
Segundo o delegado responsável pelo caso, Rubens José Angelo, os criminosos arrastaram Gabriel pelas mãos e pelos pés até uma área de matagal próxima e iniciaram as agressões. Gabriel foi espancado com pedaços de madeira e chutes, enquanto um dos suspeitos o segurava para impedir sua fuga. Imagens registraram as agressões (assista no vídeo acima).
O pai de Gabriel, que presenciou o crime, tentou intervir, mas também foi agredido e ameaçado, assim como um amigo que tentou ajudar. As agressões continuaram até que o jovem não resistiu e morreu, vítima de traumatismo craniano.
+ Justiça de Goiás determina que bebês trocados em maternidade voltem para famílias biológicas
Gabriel havia ganhado panela da vizinha, segundo delegado
Depois da morte de Gabriel, a verdade veio à tona. A polícia confirmou que o jovem não havia cometido furto algum: a panela elétrica que motivou o boato tinha sido um presente da própria vizinha.
Os quatro suspeitos de participação no linchamento já foram identificados. Segundo a corporação, Yago Richard Silva da Rocha e Luís Gustavo Maciel tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça e estão foragidos. Já o terceiro é menor de idade e também está sendo procurado.
+ Homem morre e sete ficam feridos após muro desabar em Minas Gerais
O quarto suspeito, que também é adolescente, apresentou-se na manhã dessa quinta, sendo apreendido e encaminhado à Fundação Casa de Itaquaquecetuba.
As autoridades pedem que testemunhas colaborem com informações que possam levar à prisão dos envolvidos.