Polícia militar do DF desarticula quadrilha suspeita por aplicar golpes com venda de motos
Pessoas de várias estados do país foram vítimas do bando que simulava falsos financiamentos de motociclistas; prejuízo é milionário

Vanessa Vitória
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desarticulou na noite de segunda-feira (15) uma segunda quadrilha especializada em aplicar golpe milionário com a falsa venda de motos.
O esquema funcionava da seguinte forma: por meio de sites ou redes sociais, os criminosos anunciavam motos com valores bem abaixo do mercado. Os interessados nos anúncios eram induzidas a pagar um sinal de cerca de R$ 1 mil para garantir a suposta compra da motocicleta. Depois do pagamento, os golpistas sumiam. E as vezes chegavam a exigir multas por quebra de contrato para supostamente devolver o dinheiro.
Do Gama, no Distrito Federal, o grupo atuava há pelo menos quatro anos e enganava vítimas do Brasil inteiro.
Foi na tarde desta segunda-feira (15) que militares do Grupo Tático Operacional do 9º Batalhão (Gtop 29) desarticularam a organização criminosa. Dois suspeitos, um homem e uma mulher, foram presos na ação realizada no Setor Industrial da cidade.
De acordo com a PMDF, a quadrilha atuava há pelo menos quatro anos e causou um prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão, sempre atraindo “clientes” com a promessa de financiamentos facilitados para motos.
Durante a operação, os policiais apreenderam três motocicletas, um computador, três celulares, seis capacetes, além de cadernos com anotações e contratos de operações já realizadas. Todo o material apreendido e os detidos foram encaminhados à 20ª Delegacia, eles devem responder por associação criminosa.
A polícia militar informou que esta é a segunda ação contra o golpe da moto no Gama em menos de uma semana. No ultimo dia (12), quatro homens foram detidos no Setor Leste da cidade.