Polícia

Operação no RN mira desvio de hormônio de alto custo na rede pública de saúde

Polícia Civil apura esquema de retirada ilegal de 'somatropina' do estoque estadual; servidores da saúde são afastados

Imagem da noticia Operação no RN mira desvio de hormônio de alto custo na rede pública de saúde
,

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (3) uma operação na rede pública de saúde do estado para investigar o desvio de 'somatropina', hormônio de alto custo e uso controlado distribuído aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A somatropina é usada principalmente no tratamento de distúrbios de crescimento em crianças e da deficiência do hormônio do crescimento em adultos.

A “Operação GH-404”, deflagrada nas primeiras horas do dia, mira um esquema criminoso responsável por retirar ilegalmente o medicamento dos estoques da rede estadual. O hormônio é de uso restrito e fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária(ANVISA).

As investigações, conduzidas pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR/LD), começaram após a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) identificar divergências no controle de estoque e dispensações não reconhecidas pelos responsáveis legais dos pacientes.

Durante o cumprimento das medidas cautelares autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e extratos bancários. A decisão também determinou o afastamento cautelar de servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

Para os investigadores, as inconsistências apontam falhas no rastreamento do medicamento. A Polícia apura se outros servidores participaram do esquema.

Últimas Notícias