Brasil bate Itália na última luta e ganha medalha de bronze no judô por equipes em Paris 2024
Com mulheres liderando time e vencendo vários duelos, judô brasileiro conquistou lugar no pódio pela quarta vez na atual edição das Olimpíadas
O Brasil fechou participação no judô nas Olimpíadas de Paris 2024 com mais uma medalha: bronze na disputa por equipes neste sábado (3), último dia da modalidade na atual edição dos Jogos Olímpicos. Com judocas mulheres liderando conjunto e vencendo vários duelos, o time bateu Itália por 4 a 3 na última e decisiva luta e garantiu quarto pódio brasileiro nesse esporte na capital francesa.
+ Beatriz Souza: conheça judoca que ganhou primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Paris
Assim, judô brasileiro encerrou campanha em Paris de forma brilhante, na difícil disputa por equipes, que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020. Com bronze de hoje, o esporte amplia liderança como modalidade que mais dá medalhas para o Brasil em Olimpíadas: com as quatro de Paris, são 28 na história.
Em Paris 2024, o bronze por equipes se somou ao ouro de Beatriz Souza, à prata de Willian Lima e ao bronze de Larissa Pimenta.
Além desses atletas, o judô por equipes contou com Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Guilherme Schimidt, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva, conhecido como Baby. Todos recebem medalha.
+ Rebeca Andrade ganha prata e continua sendo a maior medalhista brasileira em Olimpíadas
Relembre campanha
O Brasil iniciou disputa por equipes ganhando do Cazaquistão por 4 a 2. Depois, sofreu contra a Alemanha, conseguiu levar para desempate, mas perdeu na última e sétima luta. Na repescagem, judocas nacionais despacharam a Sérvia por 4 a 1.
Brasileiros não tiveram respiro contra italianos. Começaram bem, abrindo 2 a 0 com a campeã olímpica Bia Souza e Rafa Macedo ganhando lutas rapidamente, com ippon. Logo depois, Leonardo Magalhães perdeu. E Rafaela Silva recolocou o país com vantagem de duas vitórias, 3 a 1.
+ Olimpíada 2024: Brasil conquista três medalhas, tem expulsão na natação e final na ginástica
Faltava uma vitória para medalha. Mas italianos empataram placar, superando Willian e Ketleyn, que esteve muito perto do triunfo, a três segundos de completar ippon via finalização. Na parte final do duelo, levou ippon de Savita Russo e saiu derrotada.
Quando há empate em 3 a 3, a direção da prova faz sorteio para decidir último duelo. E a decisão ficou entre Rafaela Silva e Veronica Toniolo. Ouro na Rio 2016, ela não deu chance para a rival: aplicou waza-ari, confirmado após revisão, e garantiu bronze coletivo histórico para o Brasil.