Olimpíada 2024: Edival Pontes supera espanhol e conquista o bronze no taekwondo
Atleta apelidado como "Netinho" consegue terceira medalha de bronze da história do Brasil na modalidade
O brasileiro Edival Pontes, conhecido como "Netinho", conquistou a medalha de bronze no taekwondo nesta quinta-feira (8), após vencer o espanhol Javier Perez pela categoria até 68 kg. Esta é a terceira medalha de bronze do Brasil nesta arte marcial em Jogos Olímpicos.
Natural de João Pessoa, capital da Paraíba, Netinho teve uma luta difícil contra Perez. No primeiro round, o brasileiro sofreu um chute no tronco, que garantiu dois pontos para o espanhol. No último minuto de disputa, Edival conseguiu um chute na cabeça do adversário e conquistou a vantagem. No entanto, por sair da área de combate, acabou dando outro ponto para o espanhol. O round acabou empatado em 3 a 3, mas a vitória foi para Edival Pontes por superioridade combativa.
O segundo round começou com Javier Perez encaixando um chute na cabeça de Netinho e conquistando, nos primeiros segundos, três pontos. O espanhol ainda conseguiu mais um chute no tronco e derrubar o brasileiro, que retribuiu um golpe na cabeça, mas saiu derrotado em 6 a 3.
A vitória brasileira veio no terceiro e decisivo round. No último minuto de disputa, Netinho encaixou dois chutes no tronco. Apesar de ter recebido depois duas punições, Edival Pontes venceu o bronze por ganhar de 4 a 2.
Com esta medalha, Netinho se junta a Natália Falavigna, que conquistou o bronze na categoria até 67kg em Pequim 2008, e Maicon Siqueira, terceiro lugar acima de 80kg no Rio de Janeiro em 2016, como os únicos brasileiros a conquistar pódio olímpico no taekwondo.