Zohran Mamdani anuncia equipe de transição apenas com mulheres e promete "nova era" para Nova York
Democrata eleito em Nova York descreveu sua vitória como o início de “uma nova era de convicção, clareza e consistência

Reuters
O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, apresentou nesta quarta-feira (5) as integrantes de sua equipe de transição, composta exclusivamente por mulheres.
Durante o anúncio, o político descreveu sua vitória como o início de “uma nova era de convicção, clareza e consistência” na administração nova-iorquina.
"Celebremos uma nova era, porque os nova-iorquinos merecem um governo em que possam confiar. O que eles buscam é uma era de consistência, uma era de clareza e uma era de convicção e é isso que lhes proporcionaremos”, declarou Mamdani.
Equipe de transição será toda feminina
Mamdani nomeou Elana Leopold como diretora executiva de transição e anunciou quatro copresidentes com experiência em gestão pública e liderança social:
- Lina Khan, ex-presidente da Comissão Federal de Comércio (FTC);
- Maria Torres-Springer, ex-primeira vice-prefeita de Nova York;
- Grace Bonilla, presidente e CEO da United Way de Nova York;
- Melanie Hartzog, ex-vice-prefeita de Saúde e Serviços Humanos.
Mamdani destacou a competência da equipe e reiterou que a prioridade de seu governo será defender uma administração inclusiva e focada em resultados.
“Trabalhei arduamente para ser acessível e transparente com os nova-iorquinos. Esse mesmo espírito norteará esta transição. Essas mulheres incríveis já demonstraram capacidade de lidar com múltiplas crises ao mesmo tempo, crises que muitos veem como desafios isolados, mas que elas tratam como parte de uma visão ampla de reconstrução”, afirmou.
Vitória
Aos 34 anos, Mamdani venceu a disputa pela prefeitura de Nova York, nesta terça-feira (4), segundo projeções da imprensa americana. O resultado representa uma derrota política para o presidente Donald Trump, que fez campanha contra o político.
Com 90% das urnas apuradas, Mamdani aparece com 50,3% dos votos, seguido do ex-governador Andrew Cuomo (41,6%) e do republicano Curtis Sliwa (7,2%). Ele substituirá o democrata Eric Adams, a partir de 1º de janeiro de 2026, sendo o primeiro muçulmano e o político mais novo a comandar a maior cidade dos Estados Unidos.
+ Trump diz que Miami em breve se tornará 'refúgio' para aqueles que fogem do comunismo
A vitória de democrata segue as últimas projeções eleitorais, que mostraram o democrata com pelo menos 10 pontos de vantagem em relação a Cuomo.
Também democrata, o ex-governador saiu como independente no pleito, após perder as primárias do partido para Mamdani, e recebeu o apoio de Trump.
Quem é Zohran Mamdani?
Aos 34 anos, Mamdani, que se autodenomina socialista democrático, é deputado estadual pelo Queens e tornou-se o rosto de uma nova esquerda, mais radical, em Nova York.
Nascido em Uganda, filho de Mahmood Mamdani, acadêmico, autor e professor da Universidade Columbia, e da premiada cineasta indiana Mira Nair, ele pode ser o primeiro prefeito muçulmano e indiano-americano de Nova York se vencer a eleição.
Ele revolucionou a campanha democrata ao investir em vídeos no TikTok que foram capazes de trazer os eleitores jovens de volta ao partido Democrata.









