Mundo

Zelensky diz que Ucrânia e EUA trabalham em plano para encerrar a guerra com a Rússia

Presidente ucraniano afirma ter recebido versão preliminar de proposta apoiada pelos EUA e espera discutir o tema diretamente com Donald Trump

• Atualizado em

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (20) que discutiu com o secretário do Exército dos Estados Unidos formas de avançar em um plano para encerrar a guerra com a Rússia.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A autoridade americana, Daniel Driscoll, esteve em Kiev como parte de uma delegação oficial.

Nas redes sociais, Zelensky escreveu que as equipes dos dois países “trabalharão nos pontos do plano para acabar com a guerra”. Segundo ele, tanto a Ucrânia quanto os Estados Unidos estão “prontos para um trabalho construtivo, honesto e ágil”.

Documento preliminar já está nas mãos do governo ucraniano

De acordo com o gabinete presidencial, Zelensky recebeu uma versão preliminar do plano apoiado pelos EUA durante o encontro.

A expectativa agora é que o documento seja discutido diretamente com o presidente americano Donald Trump nos próximos dias.

Ainda não há informações públicas sobre o conteúdo da proposta, mas ela deve envolver condições de segurança, fronteiras, garantias militares e negociações diplomáticas, pontos centrais para qualquer tentativa de acordo entre Kiev e Moscou.

A guerra entre Ucrânia e Rússia já dura mais de dois anos e meio e provocou uma crise humanitária, além de impactos econômicos globalmente.

A sinalização de que um plano de paz está em elaboração representa um possível avanço diplomático, embora ainda dependa da aceitação dos dois países e da comunidade internacional.

Últimas Notícias