Mundo

Zelensky diz que Ucrânia e EUA trabalham em plano para encerrar a guerra com a Rússia

Presidente ucraniano afirma ter recebido versão preliminar de proposta apoiada pelos EUA e espera discutir o tema diretamente com Donald Trump

Imagem da noticia Zelensky diz que Ucrânia e EUA trabalham em plano para encerrar a guerra com a Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário do Exército dos Estados Unidos, Daniel Driscoll | REUTERS / Reprodução
Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (20) que discutiu com o secretário do Exército dos Estados Unidos formas de avançar em um plano para encerrar a guerra com a Rússia.

A autoridade americana, Daniel Driscoll, esteve em Kiev como parte de uma delegação oficial.

+ Meta é condenada por concorrência desleal contra veículos de imprensa na Espanha

Nas redes sociais, Zelensky escreveu que as equipes dos dois países “trabalharão nos pontos do plano para acabar com a guerra”. Segundo ele, tanto a Ucrânia quanto os Estados Unidos estão “prontos para um trabalho construtivo, honesto e ágil”.

Documento preliminar já está nas mãos do governo ucraniano

De acordo com o gabinete presidencial, Zelensky recebeu uma versão preliminar do plano apoiado pelos EUA durante o encontro.

A expectativa agora é que o documento seja discutido diretamente com o presidente americano Donald Trump nos próximos dias.

+ COP30: secretário-geral da ONU acolhe pedidos para esclarecer transição energética

Ainda não há informações públicas sobre o conteúdo da proposta, mas ela deve envolver condições de segurança, fronteiras, garantias militares e negociações diplomáticas, pontos centrais para qualquer tentativa de acordo entre Kiev e Moscou.

A guerra entre Ucrânia e Rússia já dura mais de dois anos e meio e provocou uma crise humanitária, além de impactos econômicos globalmente.

A sinalização de que um plano de paz está em elaboração representa um possível avanço diplomático, embora ainda dependa da aceitação dos dois países e da comunidade internacional.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade