Veja quais são as rotas de voos com mais turbulências no Brasil
O SBT News listou quais são as rotas com maiores incidências de ocorrências em voos de aeroportos brasileiros
Uma forte turbulência durante voo de Londres para Cingapura deixou um morto e dezenas de feridos nesta semana. O fato gerou alerta sobre os perigos de turbulências e os riscos que podem causar. O SBT News listou quais são as rotas com maiores incidências de ocorrências em voos de aeroportos brasileiros.
A Associação Brasileira de Aviação (Abear) ressalta que turbulências em voo são eventos comuns, mas as aeronaves são projetadas para aguentar diversos tipos de fenômenos meteorológicos, por isso não há perigo de queda quando o avião chacoalhar. No entanto, algumas turbulências podem causar ferimentos e até mortes.
Segundo o "Turbli", site que reúne dados sobre os voos de todo o mundo, as rotas de maior perigo no mundo são na América do Sul, principalmente as que envolvem o aeroporto de Santiago, no Chile. Não por acaso, as rotas brasileiras de maior turbulência têm a capital chilena como destino.
A rota Florianópolis a Santiago é a de maior incidência de turbulências, seguida pelo trajeto Florianópolis - Montevidéu. Em terceiro na lista, aparece a rota São Paulo - Santiago, partindo de Guarulhos. As rotas São Paulo - Montevidéu e Rio de Janeiro- Santiago completam o ranking.
As cinco rotas estão entre as 10 de maior turbulência na América do Sul. A principal delas é a rota Santiago - Santa Cruz.
- Florianópolis - Santiago (Chile)
- Florianópolis - Montevidéu (Uruguai)
- São Paulo - Santiago (Chile)
- São Paulo - Montevidéu (Uruguai)
- Rio de Janeiro - Santiago (Chile)
Toda turbulência é igual?
Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) existem três tipos de turbulência: leve, moderada e severa, que foi o caso do voo da Singapore Arlines, de acordo com o especialista em aviação Lito Sousa. Nos primeiros dois casos, ou o passageiro quase não sente a turbulência, ou apenas os líquidos de bebidas que estão nos copos podem voar, por exemplo.
As causas podem ser eventos meteorológicos, mudanças de temperatura e altitude ou simplesmente por "jet stream" (correntes de jato). São rajadas de vento quando o céu limpo, que não são captados por radares de aviões. Ou seja, são invisíveis, até que aconteçam. Esse foi o caso do voo da Singapore Airlines.
Quais são os riscos de uma turbulência severa?
Nos casos de eventos severos, de acordo com a associação, as malas e objetos chegam a despencar dos compartimentos de bagagem em cima dos bancos e os passageiros sentem uma pressão enorme do cinto de segurança ao serem “puxados para cima”. Caso esteja sem cinto, o passageiro pode voar do assento.
"Esse é um lembrete importante para que você mantenha sempre o seu cinto de segurança afivelado quando estiver sentado.", pontua Lito. Ele ressaltou que parte dos feridos eram comissários de bordo que, em muitos casos, não conseguem se manter sentados e com o equipamento de segurança devidamente colocado pela dinâmica da função.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) aponta que a turbulência em voos é a principal causa de lesões em comissários de bordo e passageiros em acidentes não fatais nas companhias aéreas comerciais.
Além dos funcionários da Singaporan Airlines, passageiros foram encaminhados ao hospital com ferimentos graves. Não se sabe quais deles estavam de cinto. O britânico que faleceu tinha problemas cardíacos e teve um infarto agudo do miocárdio, segundo porta-voz do Aeroporto da Tailândia, onde a aeronave fez um pouso de emergência.