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Turbulências podem derrubar aviões? Todas elas são iguais? Entenda

Evento severo em voo da Singapore Airlines, que deixou um passageiro morto e dezenas de feridos, levantou questão nas redes sociais

Turbulências podem derrubar aviões? Todas elas são iguais? Entenda
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Um idoso de 73 anos morreu e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas durante uma turbulência em um voo da Singapore Airlines, que conectava Londres a Singapura, nesta terça-feira (21). O fato gerou comoção nas redes sociais, com internautas questionando se o evento pode provocar a queda de um avião. É possível?

De acordo com a Singapore Airlines, o avião aparentemente caiu por alguns minutos durante uma forte tempestade e teve que ser desviado para a cidade de Bangkok, na Tailândia, onde equipes de emergência socorreram os feridos.

Em seu site askthepilot (pergunte ao piloto, na tradução livre), o ex-piloto de avião norte-americano Patrick Smith afirma que, por pior que seja a turbulência, ela não é capaz de derrubar um avião.

"A turbulência é um incômodo frave para todos, inclusive para a tripulação, mas também é, por falta de um termo melhor, normal", escreve Patrick

A Associação Brasileira de Aviação (Abear) ressalta que turbulências em voo são eventos comuns, mas as aeronaves são projetadas para aguentar diversos tipos de fenômenos meteorológicos, por isso não há perigo de queda quando o avião chacoalhar. No entanto, algumas turbulências podem causar ferimentos e até mortes.

Toda turbulência é igual?

Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) existem três tipos de turbulência: leve, moderada e severa, que foi o caso do voo da Singapore Arlines, de acordo com o especialista em aviação Lito Sousa. Nos primeiros dois casos, ou o passageiro quase não sente a turbulência, ou apenas os líquidos de bebidas que estão nos copos podem voar, por exemplo.

As causas podem ser eventos meteorológicos, mudanças de temperatura e altitude ou simplesmente por "jet stream" (correntes de jato). São rajadas de vento quando o céu limpo, que não são captados por radares de aviões. Ou seja, são invisíveis, até que aconteçam. Esse foi o caso do voo da Singapore Airlines.

Quais são os riscos de uma turbulência severa?

Nos casos de eventos severos, de acordo com a associação, as malas e objetos chegam a despencar dos compartimentos de bagagem em cima dos bancos e os passageiros sentem uma pressão enorme do cinto de segurança ao serem “puxados para cima”. Caso esteja sem cinto, o passageiro pode voar do assento.

"Esse é um lembrete importante para que você mantenha sempre o seu cinto de segurança afivelado quando estiver sentado.", pontua Lito. Ele ressaltou que parte dos feridos eram comissários de bordo que, em muitos casos, não conseguem se manter sentados e com o equipamento de segurança devidamente colocado pela dinâmica da função.

A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) aponta que a turbulência em voos é a principal causa de lesões em comissários de bordo e passageiros em acidentes não fatais nas companhias aéreas comerciais.

Além dos funcionários da Singaporan Airlines, passageiros foram encaminhados ao hospital com ferimentos graves. Não se sabe quais deles estavam de cinto. O britânico que faleceu tinha problemas cardíacos e teve um infarto agudo do miocárdio, segundo porta-voz do Aeroporto da Tailândia, onde a aeronave fez um pouso de emergência.

Mudanças climáticas podem aumentar as turbulências?

Um estudo de 2023 da Universidade de Reading mostrou que as mudanças climáticas já estão impactando os voos: a turbulência severa teve o maior aumento, que foi de 55% nos últimos 40 anos, em razão do aquecimento do ar pelas emissões de CO2 na atmosfera. Na sequência, aumentaram as turbulências moderadas (37%) e as leves (17%).

Segundo o estudo, o impacto do clima está aumentando o cisalhamento do vento (que é a mudança brusca de direção e de velocidade do vento em uma curta distância) nas correntes de jato, o que aumenta a incidência de casos de turbulência de céu limpo, aquelas que os radares não conseguem captar e prever.

"O tempo está sempre a mudar, e prever onde, quando e como será a turbulência, pode por vezes ser um jogo de adivinhação", escreveu Patrick
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