União Europeia multa Google em US$ 3 bilhões por prejudicar concorrentes na publicidade online
Segundo a comissão, big tech favoreceu seus serviços de tecnologia de publicidade online, como a plataforma AdX; Trump prometeu sanções ao bloco

SBT News
com informações da Reuters
O Google, controlado pela Alphabet, foi multado em 2,95 bilhões de euros (cerca de US$ 3,45 bilhões) pela União Europeia (UE) nesta sexta-feira (5). A penalidade, considerada uma das maiores já aplicadas pelo bloco, ocorre após acusações de práticas anticoncorrenciais no setor de anúncios digitais.
+ Governo brasileiro notifica Google e pede remoção de sites falsos sobre Concurso Unificado
Segundo a Comissão Europeia, o Google favoreceu seus próprios serviços de tecnologia de publicidade online, em especial a plataforma AdX, prejudicando concorrentes e cobrando taxas elevadas. A investigação aponta que a empresa abusa de sua posição dominante desde 2014.
A multa é a quarta aplicada ao Google em menos de uma década. O histórico inclui uma penalidade recorde de 4,3 bilhões de euros em 2018, além de outras de 2,42 bilhões em 2017 e 1,49 bilhão em 2019.
+ "Modo IA": Google amplia uso de inteligência artificial na plataforma
O Google afirmou que vai recorrer. "A decisão da Comissão Europeia está errada e impõe mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias", disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente global de assuntos regulatórios.
A Comissão Europeia ordenou que o Google interrompa as práticas de autopreferência e apresente, em até 60 dias, um plano para corrigir os conflitos de interesse. A empresa terá mais 30 dias para implementar as medidas. A comissária antitruste Teresa Ribera alertou que, caso não haja solução eficaz, poderá ser ordenada até a venda de ativos do grupo.
Trump ameaça sanções a UE
Nos Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump classificou a medida como "injusta" e sugeriu retaliações comerciais contra a UE.
+ Trump diz que EUA perdeu Índia e Rússia para a China após desfile militar; entenda
"Não podemos permitir que isso aconteça com a brilhante e sem precedentes engenhosidade americana e, se isso acontecer, serei forçado a iniciar um processo da Seção 301 para anular as penalidades injustas que estão sendo cobradas dessas empresas americanas que pagam impostos", escreveu Trump no Truth Social.