Ucrânia pede ao Brasil que prenda Vladimir Putin em reunião do G20 no Rio em novembro
Presidente da Rússia tem mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI); presença ainda não foi confirmada
A Ucrânia pediu ao Brasil que prenda Vladimir Putin, presidente da Rússia, em novembro, se ele comparecer à reunião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O procurador-geral ucraniano, Andriy Kostin, quer que os brasileiros cumpram ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI). A informação foi divulgada pela agência Reuters.
A Ucrânia informou ter recebido dados de inteligência sobre a possibilidade de Putin comparecer ao G20, o que não é oficialmente confirmado. O mandado de prisão do TPI foi contra Putin por crimes de guerra cometidos no território ucraniano foi emitido no início de 2024, após a guerra completar um ano, em março.
+ Putin recebeu convite para vir ao Brasil, diz embaixador
"Gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo. Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando seu status de democracia e Estado de direito", disse Kostin, em entrevista à Reuters.
O encontro do G20 está marcado para os dia 18 e 19 de novembro. Putin é um dos convidados, mas não há confirmação oficial de sua presença. Procurado pela Reuters, o promotor do TPI não quis comentar.
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a afirmar, em 2023, que o presidente da Rússia seria um dos convidados e que não haveria risco de prisão, mas depois afirmou que a decisão era da Justiça e não do governo.