Publicidade
Mundo

Ucrânia pede ao Brasil que prenda Vladimir Putin em reunião do G20 no Rio em novembro

Presidente da Rússia tem mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI); presença ainda não foi confirmada

Imagem da noticia Ucrânia pede ao Brasil que prenda Vladimir Putin em reunião do G20 no Rio em novembro
Vladimir Putin, presidente da Rússia, foi alvo de pedido da Ucrânia ao Brasil sobre prisão. | Kremlin
Publicidade

A Ucrânia pediu ao Brasil que prenda Vladimir Putin, presidente da Rússia, em novembro, se ele comparecer à reunião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O procurador-geral ucraniano, Andriy Kostin, quer que os brasileiros cumpram ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI). A informação foi divulgada pela agência Reuters.

A Ucrânia informou ter recebido dados de inteligência sobre a possibilidade de Putin comparecer ao G20, o que não é oficialmente confirmado. O mandado de prisão do TPI foi contra Putin por crimes de guerra cometidos no território ucraniano foi emitido no início de 2024, após a guerra completar um ano, em março.

+ Putin recebeu convite para vir ao Brasil, diz embaixador

"Gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo. Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando seu status de democracia e Estado de direito", disse Kostin, em entrevista à Reuters.

+ CONTEXTUALIZANDO: Prisão de Putin em possível vinda ao Brasil depende do Judiciário e não de Lula; entenda

O encontro do G20 está marcado para os dia 18 e 19 de novembro. Putin é um dos convidados, mas não há confirmação oficial de sua presença. Procurado pela Reuters, o promotor do TPI não quis comentar.

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a afirmar, em 2023, que o presidente da Rússia seria um dos convidados e que não haveria risco de prisão, mas depois afirmou que a decisão era da Justiça e não do governo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade