Ucrânia envia oferta à Rússia para nova rodadas de negociações sobre cessar-fogo
Kiev propôs que mais uma reunião seja realizada com Moscou na próxima semana

SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comunicou que enviou uma oferta à Rússia para realizar uma nova rodada de negociações de paz na próxima semana e disse que busca acelerar as negociações para um acordo de cessar-fogo.
Kiev e Moscou realizaram duas rodadas de negociações em Istambul, na Turquia, nos últimos cinco meses. Nos encontros, eles concordaram em trocar prisioneiros, mas não houve, de fato, um avanço efetivo para acabar com o conflito, que já dura mais de três anos, desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
+ Trump ameaça Rússia com tarifa de 100% se guerra na Ucrânia não acabar em 50 dias
"Tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo. [...] O lado russo deve parar de se esconder das decisões", declarou Zelensky, em um discurso oficial à nação, que foi transmitido neste sábado (19).
O presidente ucraniano detalhou que o secretário de Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov - que chefiou a delegação ucraniana em ambas as rodadas de negociação em Istambul -, foi o responsável por encaminhar à Rússia a oferta de realizar uma reunião na próxima semana, mas não deu mais informações sobre o possível encontro. Umerov, que é ex-ministro da Defesa, foi nomeado na semana passada para o atual cargo, com o objetivo de concentrar esforços em um eventual acordo com Moscou.
+ Rússia diz que envio de armas é sinal para Ucrânia abandonar negociações de paz
Em meio às intenções ucranianas de reforçar a busca por um cessar-fogo, a Rússia tem realizado uma ofensiva intensa ao longo da frente oriental da Ucrânia, na região de Donetsk. O governo russo de Vladimir Putin tem sinalizado repetidamente que está pronta para uma nova rodada de negociações, mas não recuou em relação aos ataques.
*Com informações da Reuters