Publicidade
Mundo

Ucrânia acusa Rússia de envolvimento em ataque do Irã a Israel

Braço direito de Zelensky, Mykhailo Podolyak disse que os iranianos usaram contra Israel “as mesmas táticas” das forças do Kremlin

Imagem da noticia Ucrânia acusa Rússia de envolvimento em ataque do Irã a Israel
Publicidade

O conselheiro especial do presidente da ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de envolvimento nos ataques do Irã a Israel. As declarações foram dadas por Mykhailo Podolyak a jornalistas brasileiros nesta terça-feira (16). Segundo ele, "a Rússia definitivamente esteve envolvida no planejamento dos ataques”.

O braço direito de Zelensky citou como evidência do suposto envolvimento russo o fato de os iranianos terem usado contra Israel “as mesmas táticas” das forças do Kremlin: primeiro, os drones; depois, os mísseis menos e mais velozes para sobrecarregar o sistema de defesa.

+ONU pede que Israel pare os ataques de colonos a palestinos na Cisjordânia ocupada

O conselheiro acrescentou ainda que, no caso de Israel, não houve muitos danos, porque ao contrário da Ucrânia, eles tinham armas de sobra para se defender.

No último sábado (13), o Irã lançou mais de 300 drones e mísseis balísticos e de cruzeiro no primeiro ataque direto feito pela República Islâmica contra o território israelense.

+Irã alerta para "resposta mais forte" se Israel resolver atacar

A maioria dos mísseis e drones lançados pelo Irã foram derrubados, não apenas pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) mas também por caças e militares de países ocidentais como os Estados Unidos, França e Reino Unido.

O envolvimento direto dos militares ocidentais na defesa de Israel criou incômodo na Ucrânia, que espera há meses que o Congresso dos EUA libere uma ajuda de US$ 61 bilhões (R$ 320 bilhões) para o esforço de guerra contra a Rússia, como prometido pelo presidente Joe Biden.

+Chefe militar de Israel diz que país responderá ataque do Irã nos próximos dias

Atualmente, a Ucrânia está em uma intensa batalha diplomática para mostrar aos aliados que precisa de uma ajuda rápida e consciente, além de também merecer o mesmo tratamento que Israel.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade