Ucrânia acusa Rússia de disparar míssil intercontinental, com capacidade nuclear, pela primeira vez
Uso pode ser um aviso da capacidade bélica da russa e uma mensagem do potencial de escalada do conflito
De acordo com o exército da Ucrânia, a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia nesta quinta-feira (21). O alvo era a cidade de Dnipro, no centro-leste do país. Se confirmado, esta será a primeira vez que Moscou usa um míssil desse tipo na guerra.
+ Escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia pode levar à Terceira Guerra Mundial? Entenda
Em uma declaração na quinta-feira, a Força Aérea da Ucrânia informou que o disparado foi feito junto a outros oito mísseis, e que os militares ucranianos abateram seis deles.
Duas pessoas ficaram feridas, uma instalação industrial e um centro de reabilitação para pessoas com deficiência foram danificados, de acordo com autoridades locais.
Capacidade nuclear
Os mísseis intercontinentais são projetados para transportar ogivas nucleares, e o uso de um deles serviria como um lembrete da capacidade nuclear da Rússia e uma mensagem poderosa de potencial escalada.
+ Ataque ucraniano com mísseis dos EUA pode levar a nova guerra mundial, alertam russos
O ataque acontece dois dias após o presidente Vladimir Putin assinar uma mudança que reduz formalmente o limite para o uso de armas nucleares pelo país. A Ucrânia disparou na terça-feira vários mísseis de longo alcance fornecidos pelos americanos.
Putin já havia alertado os EUA e outros aliados da OTAN que permitir que a Ucrânia usasse armas de longo alcance fornecidas pelo Ocidente para atingir território russo significaria que a Rússia e a OTAN estariam em guerra.
*Com informações da Associated Press