Fim do "turismo de nascimento": Embaixada dos EUA envia mensagem para grávidas brasileiras
Em publicação no X , diplomacia afirma que viajar aos Estados Unidos para dar à luz "não é permitido”

Gabriela Belchior
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quinta-feira (14) um vídeo no X (antigo Twitter) alertando as gestantes brasileiras de que é proibido viajar para território norte-americano com objetivo de dar à luz para obter cidadania americana.
“Negaremos seu visto se acreditarmos que o seu principal objetivo de viagem é dar à luz nos Estados Unidos ou obter a cidadania americana para seu filho. Isso não é permitido”, diz trecho do vídeo.
+ Juiz volta a bloquear decreto de Trump que restringe direito de cidadania
Em janeiro deste ano, o presidente americano, Donald Trump, sancionou o decreto que suspendeu o chamado "direito de solo", previsto na Constituição do país. A norma assegura a cidadania a qualquer pessoa nascida em solo norte-americano.
Entretanto, o Tribunal de Apelações de São Francisco bloqueou em junho a ordem executiva do presidente norte-americano que busca suspender a garantia de cidadania por nascimento nos Estados Unidos. Na decisão, o tribunal apontou que a medida é inconstitucional, uma vez que a 14ª Emenda da Constituição garante o direito da cidadania a nascidos e naturalizados no país, conquistado após a Guerra Civil.
Famosas brasileiras
Algumas celebridades brasileiras escolheram ter filhos nos Estados Unidos, e viajaram para o país estrangeiro apenas para garantir a cidadania estrangeira para os pequenos. Conheça algumas delas:
- Claudia Leitte
- Ludmilla
- Simone Mendes
- Luciana Gimenez
- Thammy Miranda
- Karina Bacchi