Trump ganha na Pensilvânia e fica a um passo da vitória: "Faremos a América grande de novo"
Republicano discursou para apoiadores após conquistar 267 dos 270 votos necessários para ganhar a eleição
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump está a um passo de ganhar as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (6), o político derrotou a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris na maioria dos estados, sendo três decisivos, conquistando 267 dos 270 votos necessários para vencer.
+ Acompanhe a apuração das eleições nos EUA em tempo real
Já em clima de vitória, Trump se reuniu com apoiadores e eleitores em West Palm Beach, na Flórida. “Este foi um movimento como ninguém jamais viu antes e, francamente, este foi, acredito, o maior movimento político de todos os tempos. Nunca houve nada assim neste país, e talvez além. Fizemos história por uma razão esta noite”, disse.
Citando seu slogan de campanha “Make America great again” (faça a América grande de novo, na tradução), o republicano prometeu uma “era de ouro” para o país. Segundo ele, a economia e a questão de imigração serão temas prioritários no governo.
“Temos um país que precisa de ajuda, e precisa muito de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Vamos consertar tudo sobre o nosso país. Não descansarei até que tenhamos entregue a América forte, segura e próspera que nossos filhos merecem e que você merece. Esta é uma vitória magnífica para o povo americano”, disse Trump.
Após agradecer a família e seu companheiro de chapa, JD Vance, o republicano comentou sobre a tentativa de assassinato que sofreu enquanto discursava em um comício na Pensilvânia. “Deus me poupou por um motivo: salvar nosso país”, disse.
+ Por que o presidente dos EUA é sempre um democrata ou um republicano?
“A tarefa diante de nós não será fácil, mas trarei cada grama de energia, espírito e luta. Vou governar por um modelo simples, promessas feitas, promessas cumpridas. Nada me impedirá de manter minha palavra. É hora de deixar as divisões dos últimos quatro anos para trás. É hora de nos unirmos e vamos tentar”, acrescentou Trump.
Kamala cancela discurso
Com o avanço de Trump na corrida eleitoral, Kamala decidiu cancelar o discurso que faria na madrugada desta quarta-feira, na Howard University. Cedric Richmond, co-presidente da campanha de Harris, disse que o público terá notícias da democrata pela manhã.
"Ainda temos votos para contar. Ainda temos estados que ainda não foram chamados. Continuaremos durante a noite, lutando para garantir que todos os votos sejam contados, que todas as vozes tenham falado. Então, vocês não terão notícias do vice-presidente esta noite. Mas você vai ouvi-la amanhã, ela estará de volta aqui amanhã, não apenas para se dirigir a seus apoiadores, mas também à nação", informou.