Trump diz estar disposto a manter conversas com Maduro para ‘salvar vidas’
Presidente norte-americano disse que equipes dos dois governos já discutem um diálogo direto para tentar reduzir o impasse no Caribe

Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (25) que está disposto a conversar com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em meio à escalada militar entre os dois países. A declaração indica uma possível abertura diplomática após semanas de tensão no Caribe.
“Se pudermos salvar vidas, se pudermos fazer as coisas do jeito mais fácil, ótimo. E se tivermos que fazer do jeito mais difícil, ótimo também”, disse Trump a jornalistas a bordo do Air Force One. O presidente viajava para a Flórida, onde passará o feriado de Ação de Graças.
Trump afirmou que as equipes dos dois governos já mantêm contatos para tentar organizar um diálogo direto entre os líderes. Segundo ele, a conversa pode ocorrer “se for útil” para reduzir o conflito.
Questionado sobre por que buscaria diálogo com Maduro, Trump respondeu que o objetivo é conter os impactos do regime venezuelano sobre os Estados Unidos. Ele acusou o governo de Caracas de enviar criminosos, traficantes e membros de facções ao território norte-americano.
“Eles abriram suas cadeias e prisões e os despejaram nos Estados Unidos. E não estamos nada felizes com isso”, afirmou.
Apesar das críticas, Trump repetiu que está disposto a negociar. A Casa Branca não detalhou quando ou se a conversa entre os dois presidentes deve ocorrer.








