Mundo

Trump, Clinton e outros poderosos aparecem em novas fotos do acervo de Epstein

Comitê da Câmara dos EUA divulga imagens inéditas de Jeffrey Epstein, incluindo figuras públicas como Bill Gates e Steve Bannon

Imagem da noticia Trump, Clinton e outros poderosos aparecem em novas fotos do acervo de Epstein
Trump, Clinton e outros poderosos aparecem em novas fotos do acervo de Epstein

Democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgaram, nesta sexta-feira (12), mais de uma dúzia de novas imagens do acervo de Jeffrey Epstein, incluindo fotos do presidente Donald Trump.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Trump aparece em três das 19 imagens publicadas pelos parlamentares democratas, que afirmaram estar analisando mais de 95 mil imagens produzidas pelo espólio do financista condenado por crimes sexuais.

Em uma das fotos, em preto e branco, Trump aparece sorrindo com mulheres ao seu redor — todas com os rostos ocultados. Em outra, Trump está ao lado de Epstein. A terceira imagem, menos nítida, mostra Trump sentado ao lado de uma mulher, também com o rosto coberto, com sua gravata vermelha afrouxada. Não há informações sobre quando ou onde as fotos foram tiradas.

Além de Trump, aparecem nas imagens o ex-presidente Bill Clinton, o ex-assessor de Trump Steve Bannon, o bilionário Bill Gates e o ex-secretário do Tesouro Larry Summers. Também foram divulgadas fotos de brinquedos sexuais e de um preservativo com o rosto de Trump.

Trump, Clinton e outros poderosos aparecem em novas fotos do acervo de Epstein
Trump, Clinton e outros poderosos aparecem em novas fotos do acervo de Epstein

Um porta-voz do comitê, liderado pelo republicano James Comer, do Kentucky, acusou os democratas de politizarem a investigação ao “selecionar fotos específicas e fazer redações direcionadas para criar uma narrativa falsa sobre o presidente Trump”.

Os democratas afirmaram que as dezenas de milhares de fotos incluem “imagens de homens ricos e poderosos que passaram tempo com Jeffrey Epstein” e “fotografias de mulheres e propriedades de Epstein”, com mais revelações previstas para os próximos dias.

“Essas fotos perturbadoras levantam ainda mais questionamentos sobre Epstein e suas relações com alguns dos homens mais poderosos do mundo”, declarou o deputado Robert Garcia, da Califórnia, principal democrata do comitê. “Não descansaremos até que o povo americano saiba a verdade. O Departamento de Justiça deve divulgar todos os arquivos, AGORA.”

Segundo os democratas, os rostos das mulheres foram ocultados para proteger a identidade das vítimas de Epstein.

Mesmo com a expectativa de divulgação dos arquivos não classificados da investigação federal por parte do Departamento de Justiça na próxima semana, o comitê segue coletando e tornando públicos novos documentos.

Em novembro, Trump sancionou uma lei aprovada com ampla maioria bipartidária, liderada pelos deputados Ro Khanna (Democrata, Califórnia) e Thomas Massie (Republicano, Kentucky), que obriga o Departamento de Justiça a divulgar os arquivos de Epstein em até 30 dias. O prazo se encerra em 19 de dezembro.

A Casa Branca ainda não comentou o caso.

Trump e Epstein foram amigos nas décadas de 1990 e 2000, mas Trump afirma ter cortado relações antes de Epstein ser condenado por prostituição. O ex-presidente sempre negou ter conhecimento dos abusos e do tráfico sexual de menores cometidos por Epstein.

Assuntos relacionados

Donald Trump
Jeffrey Epstein

Últimas Notícias