Publicidade
Mundo

Trump e União Europeia fecham acordo para reduzir tarifas comerciais

Também durante a reunião com a presidente da Comissão Europeia, Trump descartou novo adiamento do tarifaço

Imagem da noticia Trump e União Europeia fecham acordo para reduzir tarifas comerciais
,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a um acordo com a União Europeia neste domingo (27) e a tarifa sobre produtos exportados para os EUA será de 15%, em vez dos 30% anunciados anteriormente. As novas taxas foram acertadas durante reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia.

O acordo também prevê investimentos de US$600 bilhões da União Europeia nos EUA, além de compras significativas de energia e equipamentos militares norte-americanos por parte do bloco europeu.

Antes do encontro, Trump já havia declarado que teria “50% de chance” de um entendimento entre as partes. Mas comentou que tinha alguns pontos de discórdia, como as barreiras impostas às exportações americanas de automóveis e produtos agrícolas.

Durante a reunião, o presidente também reforçou que as novas tarifas dos EUA sobre os países entram em vigor no dia 1º de agosto, próxima sexta-feira, com exceção dos setores de aço e alumínio.

Todos os acordos começam em 1º de agosto. A maioria dos acordos, exceto aço e alumínio, dos quais recebemos tarifas de 50%, eu acho, de quase todo mundo. E esses acordos chegaram. E arrecadamos, sabe, centenas de bilhões de dólares só em aço e alumínio. Vocês viram os números. Recebemos uma quantia enorme de dinheiro no último mês. E está chegando muito rápido, o que é justo”, afirmou Trump.

+ Secretário dos EUA confirma tarifas para 1º de agosto: 'Sem mais períodos de carência'

Mais cedo, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, já havia adiantado que as tarifas impostas pelo país passarão a vigorar “sem prorrogações”. A afirmação foi feita em entrevista à emissora americana Fox News.

Sem prorrogações, sem mais períodos de carência. Em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor. A Alfândega começará a arrecadar o dinheiro”, assegurou Lutnick.

Trump disse ainda que está quase chegando a um acordo com a China, e que Camboja e Tailândia também querem negociar as tarifas.

Publicidade

Assuntos relacionados

tarifaço
Trump
União Europeia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade