Mundo

'Todos devem estar felizes na América do Sul', diz Trump ao SBT em dia de reunião com executivos do setor do petróleo

Presidente dos EUA disse que a operação na Venezuela foi um milagre e sinaliza positivamente para o encontro que terá em breve com Petro, da Colômbia

Washington DC - Foi a primeira vez que Donald Trump deu uma coletiva de imprensa desde a concedida logo após a operação militar na Venezuela. Nesta sexta-feira, 9 de Janeiro, o presidente americano se reuniu com executivos de dezessete empresas do setor do petróleo e óleo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Junto aos representantes da iniciativa privada, estavam os principais nomes do alto escalão do governo. Trump estima um investimento dessas empresas de US$ 100 bilhões (R$ 537,1 bilhões) na Venezuela nos próximos meses, mas não deu detalhes sobre o tempo em que este valor será destinado ao país da América do Sul.

Mark Nelson, representante da Chevron, disse que a empresa tem cerca de três mil funcionários na Venezuela e espera expandir este número. O executivo da Exxon, multinacional do setor com sede no Texas, afirmou que "mudanças significativas precisam ser feitas" citando a estrutura comercial e o sistema legal venezuelano, para que a empresa tenha proteções duráveis de investimento.

Ele também afirmou que será preciso reescrever as leis que regem a produção do petróleo na Venezuela.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com executivos do setor do petróleo na Casa Branca | Foto: Patrícia Vasconcellos/SBT News - 09.01.2026
Presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com executivos do setor do petróleo na Casa Branca | Foto: Patrícia Vasconcellos/SBT News - 09.01.2026

Depois de uma sequência de perguntas e respostas, Donald Trump foi para a Flórida. Antes, parou para responder algumas perguntas dos jornalistas que o aguardavam debaixo de uma chuva fina, em frente ao Marine One, na área sul da Casa Branca.

Questionado pelo SBT se a fronteira da Venezuela com os países da América do Sul como Colômbia e Brasil é um lugar de preocupação para ele - uma vez que os moradores desta região estão de alguma forma preocupados, Trump disse: "todos devem estar felizes na América do Sul. Alguns diriam que o que fizemos é um milagre. A Venezuela está feliz e eu acho que todos devem estar felizes."

No começo de fevereiro Donald Trump vai se reunir na Casa Branca com Gustavo Petro. Os dois líderes conversaram por telefone esta semana e nesta sexta-feira (9) o presidente americano confirmou que vai receber Petro. Trump também indicou que está de acordo com o contato que vem tendo com Delcy Rodríguez e que não vai ser necessário bombardear novamente a Venezuela - algo que ele havia deixado em aberto a depender de como a administração interina do país latino se comportasse.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em conversa com jornalistas | Foto: Patrícia Vasconcellos/SBT News - 09.01.2026
Presidente dos EUA, Donald Trump, em conversa com jornalistas | Foto: Patrícia Vasconcellos/SBT News - 09.01.2026

Uma semana depois da ação militar em Caracas, Trump deixou a Casa Branca em um momento que parece de melhores ares para a região. O encontro em breve com Petro, a reunião agendada na próxima semana com Maria Corina Machado — ganhadora do Nobel da Paz — e o foco nos investimentos do setor do petróleo parecem trazer novos ares.

Últimas Notícias