Publicidade
Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge sul do Chile; há risco de tsunami

Tremor foi registrado às 8h58; autoridades pedem para população sair da região costeira

• Atualizado em
Publicidade

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu o sul do Chile às 8h58, no horário local, desta sexta-feira (2). O epicentro está localizado a 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, no Cabo Horn, de acordo com informações do Centro Sismológico Nacional.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) alertou a população e solicitou a evacuação da região costeira devido à ameaça de tsunami por causa dos tremores.

Às 14h30 desta sexta, o Senapred atualizou o aviso de Tsunami: manteve o alerta de evacuação na região de Magallanes, a capital da província, mas retirou para o Território Antártico.

O abalo sísmico também foi sentido próximo à costa da Argentina, na região da Passagem de Drake. Segundo o portal de notícias La Nación, o terremoto teve uma profundidade de 10 quilômetros.

Informações oficiais do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico (SHOA) da Marinha do Chile relataram que o potencial tsunami estava previsto para começar às 11h35, no horário local, e pode chegar a Punta Arenas neste sábado (3). Mas em Magallanes, lar de cerca de 150.000 pessoas, o terremoto foi quase imperceptível, com magnitude 3 na escala Richter.

+ China diz que avalia proposta dos EUA para negociar tarifas comerciais

O vice-diretor da Senapred, Miguel Ortiz, informou que "a população deve permanecer em uma zona segura e evacuar o litoral". Nas redes sociais, o órgão também informou que o sistema de mensagens do SAE (Sistema de Alerta de Emergência) foi ativado para reforçar os esforços de evacuação em terra. Veja:

O status de ameaça foi alterado, após algumas horas, de "alerta" para "cautela" e as evacuações foram suspensas. Atividades, como a pesca, seguem suspensas. Segundo a agência de notícia AP News, até o momento não há registro de mortes ou danos na região afetada pelos tremores.

"Continuaremos monitorando a situação de hora em hora, conforme o SHOA [Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha] a atualiza a cada hora. E se, ao longo do dia até o amanhecer, o estado de cautela mudar para alarme novamente para qualquer área ou município da região, o sistema de mensagens do SAE será acionado, solicitando a evacuação preventiva com base nessas informações", informou Alicia Cebrián, diretora nacional do Senapred.

O presidente Gabriel Boric se pronunciou, em sua conta no X (ex-Twitter), sobre o evento que abalou o extremo sul do país. "Estamos pedindo a evacuação de todo o litoral da região de Magalhães", afirmou na postagem. Ele também suspendeu as suas atividades para monitorar a situação de emergência nesta manhã.

Pessoas que estavam na área registraram o momento do abalo nas redes sociais. Confira:

Publicidade

Assuntos relacionados

Terremoto
Chile
América Latina
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade