Terremoto de magnitude 7.3 atinge ilha da Oceania
Tremor foi registrado em Vanuatu, a uma profundidade de 57 km e danificou prédios no país insular; não há informações sobre vítimas
SBT News
Um terremoto de magnitude 7.3 atingiu nesta terça-feira (17) a costa de Vanuatu, na Oceania. O tremor danificou prédios e causou um blackout comunicacional no país insular.
O terremoto foi registrado pouco antes das 13h (horário local), a uma profundidade de 57 quilômetros, e foi centrado a 30 quilômetros a oeste de Port Vila, a maior cidade de Vanuatu — um arquipélago de 80 ilhas com cerca de 330 mil habitantes. Ele foi seguido por um tremor secundário de magnitude 5.5 na mesma região, com tremores continuando durante a tarde e a noite.
+ Chefe da defesa nuclear da Rússia morre em atentado em Moscou
Ainda não estava claro o tamanho dos danos, já que as linhas telefônicas e sites do governo permaneciam fora do ar. Na primeira informação oficial divulgada nas redes sociais, o Departamento de Geociências disse que seus sistemas de monitoramento estavam inoperantes devido a quedas de energia.
Os residentes foram orientados a manter distância das costas por pelo menos 24 horas — e até que os sistemas de monitoramento de tsunamis e terremotos voltassem a operar. Não foram fornecidos relatórios confirmados de danos ou vítimas, mas relatos de destruição começaram a se espalhar pelas redes sociais.
Vanuatu fica em uma região propensa a desastres naturais, incluindo a devastação causada por ciclones e erupções vulcânicas. Sua posição em uma zona de subducção — onde a placa tectônica Indo-Australiana se move sob a Placa do Pacífico — significa que terremotos de magnitude superior a 6 não são incomuns, e os edifícios do país são projetados para suportar danos causados por tremores.
+ Mistério nos EUA: população flagra objetos desconhecidos no céu
Com informações da Associated Press