Publicidade
Mundo

Terra teve terceiro julho mais quente já registrado, apontam cientistas da UE

Temperatura nacional bateu recorde na Turquia, com 50,5 °C; cientistas falam sobre as causas dessas condições climáticas

Imagem da noticia Terra teve terceiro julho mais quente já registrado, apontam cientistas da UE
Homem se refresca em Bagdá | Foto: REUTERS/Ahmed Saad
Publicidade

Julho de 2025 foi o terceiro mais quente da Terra desde o início dos registros, com uma temperatura nacional recorde na Turquia de 50,5 °C, apontaram cientistas nesta quinta-feira (7).

O mês passado deu continuidade a uma tendência de condições climáticas extremas que os cientistas atribuem ao aquecimento global causado pelo homem, embora tenha tido uma pausa nas temperaturas recordes do planeta.

Segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia, a temperatura média do ar na superfície global atingiu 16,68 °C em julho, 0,45 °C acima da média registrada entre 1991 e 2020 para o mês.

+ Nasa revela que asteroide pode atingir o planeta Terra em 2032

"Dois anos depois do mês de julho mais quente já registrado, a recente série de recordes de temperatura global chegou ao fim, por enquanto", disse Carlo Buontempo, diretor do C3S. "Mas isso não significa que a mudança climática tenha parado. Continuamos a testemunhar os efeitos de um mundo em aquecimento em eventos como calor extremo e inundações catastróficas em julho", completou.

Embora não tenha sido tão quente quanto o recorde de julho de 2023 e o segundo mais quente de julho de 2024, a temperatura média da superfície da Terra no mês passado ainda estava 1,25 °C acima do período pré-industrial entre 1850 e 1900, quando os seres humanos começaram a queimar combustíveis fósseis em escala industrial.

Além disso, o período de 12 meses, de agosto de 2024 a julho de 2025, foi 1,53 °C mais quente do que os níveis pré-industriais, ultrapassando o limite de 1,5 °C estabelecido como máximo no Acordo de Paris, que buscou conter o aquecimento global e entrou em vigor em 2016.

A principal causa da mudança climática é a liberação de gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis.

+ Verão de 2024 foi o mais quente já registrado na Terra

2024 foi o ano mais quente

O ano passado foi o ano mais quente já registrado no mundo. Cientistas pedem aos governos que acelerem os cortes nas emissões de CO2 para reduzir o aquecimento e conter o aumento de eventos climáticos extremos.

O C3S tem registros de temperatura que remontam a 1940, que são cruzados com dados globais que remontam a 1850.

Publicidade

Assuntos relacionados

Terra
mudanças climáticas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade