Mundo

Terceiro grupo de brasileiros deve deixar Faixa de Gaza nesta 5ª feira

Voo da FAB sairá do Egito; número de repatriados em meio à guerra entre Israel e Hamas passa de 1,5 mil

Imagem da noticia Terceiro grupo de brasileiros deve deixar Faixa de Gaza nesta 5ª feira
• Atualizado em

Um terceiro grupo de brasileiros e familiares palestinos devem ser resgatados da Faixa de Gaza - palco central da guerra entre Israel e Hamas - nesta 5ª feira (21.dez). A informação foi confirmada ao SBT News pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. Segundo ele, pelo menos mais 34 pessoas embarcarão para o Brasil.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O resgate acontece após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil. Na última operação da Força Aérea Brasileira (FAB), realizada no início de dezembro, 24 dos 102 brasileiros e familiares próximos que pediram autorização para deixar Gaza tiveram o aval negado. Caso permaneça em 34, o número de resgatados de Gaza subirá para 144.

Segundo a FAB, a aeronave responsável pelo resgate decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20 de hoje, para o Egito. A bordo, está um carregamento com seis toneladas (purificadores e kits voltaicos). Após desembarcar o carregamento, os civis serão acomodados no avião. A previsão de pouso na Base Aérea de Brasília é para sábado (23.dez), às 8h.

O conflito entre Israel e Hamas completou três meses no último dia 8, resultando em mais de 19 mil mortos em ambos os lados da fronteira. Cerca de 80% dos civis em Gaza estão deslocados e continuam enfrentando escassez de água, comida e energia, mesmo com a abertura da passagem de Rafah, no sul da região, para a entrada de ajuda humanitária.

Até o momento, 1.525 pessoas foram resgatadas pelo Brasil - todos vindos de Israel, Cisjordânia e Gaza -, além de 53 animais. Em território nacional, os repatriados são enviados para abrigos ou acomodados em casas de parentes e amigos. Todos recebem auxílio para a emissão de documentos, bem como assistência médica e psicológica.

Últimas Notícias