Tempestade Alberto segue causando estragos no México
Desde a semana passada, pelo menos cinco pessoas morreram em todo o país por causa das inundações
A tempestade tropical Alberto abriu a temporada de furacões na América do Norte. Mesmo depois de perder força ao avançar para o norte do México, os temporais continuam a causar estragos.
Em Toluca, capital do Estado do México, ventos fortes fizeram objetos voarem pelas ruas. Um vídeo mostra um carro que por pouco não foi atingido por uma lata de lixo. Uma placa de acrílico caiu sobre outro veículo.
No norte do país, trechos de uma estrada foram arrastados pela forte correnteza. Pelo menos 40 pessoas foram resgatadas por helicópteros da Defesa Civil.
Na mesma região, três meninos que filmavam um rio foram surpreendidos por uma correnteza que chegou de repente.
Um hospital infantil foi vítima do alagamento causado pela água que entrou pelo esgoto. Ao menos 80 pessoas precisaram ser retiradas do local. As ambulâncias tiveram dificuldade pra trafegar pelas ruas.
Ainda no norte, em Monterrey, as quadras de basquete viraram piscinas. Desde a semana passada, pelo menos cinco pessoas morreram em todo o país por causa das inundações. A tendência é que os temporais se acalmem nos próximos dias.
Chuva também na América do Sul
O Chile vive uma situação parecida devido à formação do segundo sistema frontal em um mês. O fenômeno acontece quando duas massas de ar com características diferentes se encontram e interagem. O resultado costuma ser muita chuva e vento forte./
Desde sexta-feira, este é o panorama na turística província de Valparaíso, região portuária na costa chilena. Numa área próxima, o excesso de água causou o transbordamento de um lago de rejeitos de mineração. A comunidade vizinha ficou preocupada com a segurança da barragem.