Publicidade
Mundo

Talibã suspende campanha de vacinação contra poliomielite no Afeganistão, diz ONU

Nenhuma razão foi dada pelo grupo fundamentalista para a interrupção; doença nunca foi erradicada do país

Imagem da noticia Talibã suspende campanha de vacinação contra poliomielite no Afeganistão, diz ONU
Talibã suspende vacinação contra poliomielite no Afeganistão | Myke Sena/MS
,
Publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, nesta segunda-feira (16), que o Talibã suspendeu as campanhas contra a poliomielite no Afeganistão. A doença nunca foi erradicada no país governado pelo grupo fundamentalista, assim como no Paquistão.

A notícia da suspensão foi transmitida às agências da ONU pouco antes do início da campanha de vacinação de setembro. Nenhuma razão foi dada para a interrupção.

+Talibã publica leis que proíbem mulheres de falar e mostrar o rosto em público no Afeganistão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 18 casos de poliomielite no Afeganistão neste ano, um aumento de 66% em relação a 2023. Do total, 16 dos diagnósticos estão na região sul do país.

+Talibã publica leis que proíbem mulheres de falar e mostrar o rosto em público no Afeganistão

A ONU acredita que a decisão do Talibã pode aumentar a disseminação da doença nos países vizinhos, já que o vírus é um dos mais infecciosos do mundo e pode se espalhar por grupos de crianças não vacinadas, anulando assim anos de progresso.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pode ser transmitida pelo contato com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Adultos não vacinados que tenha contato com o vírus também podem ser contaminados. A vacinação é a única forma de prevenção.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade