Taiwan: candidato distribui detergente líquido e pessoas comem por engano
As três pessoas já receberam alta; disputa presidencial acontece neste sábado
SBTNews
Três pessoas foram hospitalizadas em Taiwan após comer, por engano, cápsulas coloridas de detergente líquido distribuídas pela campanha do candidato do Partido Nacionalista Hou Yu-ih. De acordo com a Agência Central de Notícias, uma das vítimas disse achar que os brindes eram doces.
As cápsulas foram distribuídas em embalagens parcialmente transparentes com a foto de Hou Yu-ih e o companheiro de chapa na corrida pelas eleições presidenciais do país. Na sacola ainda está escrito “Vote no número 3”, o local na cédula para a chapa nacionalista e que cada cápsula pode lavar até oito quilos de roupas.
As imagens foram divulgadas pelo site Focus Taiwan.
Entre os hospitalizados estão um homem de 80 anos e uma mulher de 86 que tiveram alta após realizarem uma lavagem gástrica. O escritório de campanha do partido nacionalista teria distribuído cerca de 460 mil materiais de campanha como este. Chefe do escritório no centro de Taiwan, Jung-chang pediu desculpas em entrevista à agência de notícias.
“Na próxima onda de visitas de casa em casa, não distribuiremos este tipo de material de campanha. Também enfatizaremos aos nossos moradores, por meio de nossas organizações de base, que eles são bolas de lavar roupa, não doces.”, esclareceu Jung-Chang.
Eleições
Hou Yu-ih disputa o cargo de presidente de Taiwan contra William Lai, do Partido Democrático Progressista e Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan. As eleições serão neste sábado e atraem a atenção dos Estados Unidos e da China. Enquanto Pequim reivindica Taiwan como parte do seu território, Washington vende armas à ilha.