Soldados ucranianos usam robô para resgatar gato de trincheiras na linha de frente
Animal chamado Prapor vivia com os militares há meses e foi retirado com segurança da região de Kharkiv; ele foi adotado por um dos soldados
SBT News
com informações da Reuters
Soldados da 13ª Brigada da Guarda Nacional da Ucrânia usaram um veículo terrestre não tripulado para resgatar um gato das trincheiras na linha de frente da guerra com a Rússia, na região de Kharkiv.
O animal, apelidado de Prapor — abreviação comum para “cadete” — havia vivido com os militares durante vários meses. Mas, recentemente, sofreu uma concussão e ficou cada vez mais abalado com os bombardeios e disparos constantes, o que levou os soldados a transferi-lo para um local seguro.
+ Zelensky alerta na ONU que Putin quer expandir a guerra e diz que “ninguém está seguro”
Como o deslocamento próximo à linha de frente era considerado de alto risco, a brigada utilizou o mesmo robô controlado remotamente que costuma ser usado para entregar suprimentos e evacuar soldados feridos.
Um vídeo divulgado pela Brigada mostra o gato sendo colocado em uma caixa de transporte e atravessando a trincheira preso ao robô, até ser recebido em segurança por um militar que o levou para casa.
+ Itália e Espanha enviam navios da Marinha para ajudar flotilha de assistência a Gaza
“Ele era como um irmão de armas”, disse um soldado identificado pelo codinome Zhuk, que acompanhou a evacuação. “Às vezes os rapazes não tinham comida suficiente para eles mesmos, mas ainda assim alimentavam o gato.”
Segundo Zhuk, Prapor agora passará por reabilitação na base. “Ele vai precisar descansar, verificar todos os cantos da casa para marcar seu território e então viverá conosco.”
+ Zelensky diz que convidou Lula para ir à Ucrânia em encontro bilateral
O soldado acrescentou, em tom de brincadeira: “Ele merece status de combatente. Passou meses na frente de batalha e merece ser elogiado e recompensado.”