Publicidade
Mundo

Sol da Meia-Noite: cientistas filmam fenômeno na Antártica; veja vídeo

Transmissão ao vivo durou 24h e fazia parte de experimento que levou terraplanistas para o polo Sul

Imagem da noticia Sol da Meia-Noite: cientistas filmam fenômeno na Antártica; veja vídeo
'Sol da Meia-Noite' foi registrado em transmissão no Youtube | Reprodução/Youtube: @DaveMcKeegan
Publicidade

Um grupo de cientistas transmitiu ao vivo, nesta segunda-feira (16), o fenômeno conhecido como 'Sol da Meia-Noite', diretamente da Antártica. A filmagem faz parte do 'The Final Experiment' (TFE) ('O Experimento Final', em português), que levou terraplanistas para o polo Sul para "resolver o debate sobre o formato da Terra". (Veja vídeo abaixo).

A existência de um Sol que fica visível 24 horas por dia confirma que o planeta é redondo (veja explicação abaixo). "Um Sol de 24h não pode funcionar em uma Terra plana", diz o TFE. Três terraplanistas e 12 defensores de que a Terra é redonda viajaram até a Antártica para participar do experimento.

+ Terremoto de magnitude 7.3 atinge ilha da Oceania

Jeran Campanella, um dos mais populares adeptos da teoria de que a Terra seria plana, foi um dos participantes do experimento. Ele, que já apareceu em vários documentários sobre o assunto, confessou estar errado.

"Eu honestamente acreditava que não havia Sol 24 horas. Agora acredito que há. É isso", disse em uma live no Youtube. "Às vezes, na vida, você está errado", afirmou.
Jeran Campanella em transmissão do TFE no Youtube | Reprodução
Jeran Campanella em transmissão do TFE no Youtube | Reprodução

O que explica o "Sol da Meia-Noite"?

A Terra gira em torno do Sol com uma inclinação de 23° e, por isso, próximo aos solstícios de verão (quando o Sol atinge sua posição mais alta no céu), o polo Sul fica completamente voltado para o Sol, recebendo os raios solares direta e constantemente. Nesse período, não anoitece na Antártica e os dias duram 24h – daí o nome 'Sol da Meia-Noite'.

O fenômeno oposto, quando no inverno o polo fica inclinado para longe do Astro-rei – que se põe e fica "desaparecido" no horizonte –, é chamado de 'Noite polar'.

A duração dos fenômenos depende da latitude exata, sendo maior quanto mais próximo dos polos Norte e Sul. Tanto o 'Sol da Meia-Noite', quanto a 'Noite polar' acontecem em ambos os polos da Terra, a depender do verão e do inverno em cada local.

Reprodução do fenômeno "Sol da Meia-Noite" no Polo Norte | Reprodução
Reprodução do fenômeno "Sol da Meia-Noite" no Polo Norte | Reprodução

O 'Sol da Meia-Noite' não pode acontecer no terraplanismo, porque, segundo o mapa da Terra plana, há apenas um polo: o norte. O Polo Sul seria uma imensa área de gelo que circundaria toda a borda do planeta. Dessa forma, seria impossível que o Sol cubrisse toda essa área por 24 horas.

Veja vídeo da transmissão:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade